Pular navegação e ir direto para o conteúdo

Fale com a Redação

Qui, 03/01/2013 às 23:02

Matrícula da rede estadual começa em fevereiro

Luan Santos

Você:


Seu Amigo:


Para enviar para outro(s) amigo(s), separe os e-mails com ","(vírgula).

Ex.: nome@exemplo.com.br, nome@exemplo.com.br

Máximo 200 caracteres


(*) Todos os campos são obrigatórios

Reportar Erro:

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas pelo A TARDE preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Máximo 200 caracteres

(*) Todos os campos são obrigatórios

-A A+
  • Lúcio Távora | Ag. A TARDE

    As aulas devem acontecer entre 1º de abril e 22 de janeiro de 2014

 

A matrícula da rede estadual de ensino será realizada entre os dias 19 de fevereiro e 1º de março. A expectativa é que 250 mil novos alunos ingressem na rede para o ano letivo de 2013, que está previsto para começar no dia 1º de abril e finalizar em 22 de janeiro do ano próximo. O anúncio foi feito pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) na última quarta-feira.

A matrícula poderá ser feita presencialmente em qualquer escola do Estado - independentemente daquela em que o aluno deseja estudar - e também pela internet. Em ambos os casos, o horário de atendimento será das 8 às 20 horas. Apenas aqueles oriundos das redes municipais de Salvador e Feira de Santana poderão se matricular pela internet. Os demais estudantes  devem realizar a matrícula presencialmente.

Para os estudantes da rede estadual que vão continuar na mesma escola, a matrícula está garantida. Os alunos devem apenas renovar a matrícula nas próprias escolas até o dia 12 de janeiro. Cerca de 700 mil devem realizar a renovação.

A greve dos professores da rede estadual, que durou 115 dias, no último ano, acabou afetando também o calendário escolar, segundo a diretora de atendimento à rede escolar da SEC, Eliana Alves.

"Em decorrência da greve, tivemos um calendário atípico. Algumas escolas finalizaram as aulas em dezembro, outras devem terminar em janeiro e há outras que  só encerrarão em fevereiro e março. Tivemos que pensar em um calendário de matrícula para todas as escolas", disse.

Alunos novos - Para realizar a matrícula dos novatos, é necessário que os alunos apresentem original do histórico escolar ou atestado de escolaridade, original e cópia da certidão de nascimento ou carteira de identidade, do CPF (obrigatório para o curso técnico de nível médio) e comprovante de residência.

Para os alunos de Salvador, é necessário também apresentar o código do Setps (que consta no SalvadorCard), exigência facultativa para os estudantes dos cursos de educação profissional. Os menores de 18 deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Para quem deseja ingressar na educação profissional, as inscrições para o sorteio eletrônico vão ser realizadas até  23 de janeiro e a confirmação acontecerá nos dias 26 e 27 de fevereiro.

Reposição - Devido à greve dos professores ocorrida no ano passado, um novo calendário escolar teve de ser desenvolvido para repor as aulas. Entre as medidas de reposição estão aulas aos sábados e nos feriados.

De acordo com alunos dos colégios estaduais Raphael Serravalle, Thales de Azevedo e Professor Nogueira Passos entrevistados por A TARDE, na tarde de ontem, as aulas de reposição não estão acontecendo com frequência.

"Logo no início, as aulas de reposição estavam acontecendo, tínhamos aula todos os sábados. Mas professores e alunos começaram a faltar com o tempo", declarou João Pedro Lima, 17, aluno do  Raphael Serravalle.

Já o estudante Gustavo Viana, 15, do primeiro ano do ensino médio do Thales de Azevedo, conta que a reposição sempre foi problema na escola e que isso afetou o aprendizado. "Deixamos de estudar muitos assuntos essenciais, que acabamos não vendo na reposição", criticou.

 

comentários(0)
  • comentar

    Esqueceu sua senha?

    Digite aqui seu e-mail

    Esqueceu seu login e/ou senha?

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

outras notícias

24/07/2014 às 08:56

Petista diz que é

Petista diz que é "tocador de obras"

24/07/2014 às 08:54

Souto pode ficar com a cara de

Souto pode ficar com a cara de "prometedor", diz Wagner

24/07/2014 às 00:00

Resultado da pesquisa divide opinião de candidatos baianos

Os três candidatos mais bem posicionados na pesquisa...

24/07/2014 às 00:00

Agenda: candidatos ao governo baiano intensificam campanha

Lídice da Mata (PSB) Concede entrevistas nas rádios...

< >

Imprimir

imagem

Antes de imprimir lembre-se da sua responsabilidade e comprometimento com o meio ambiente.

Se preferir, envie por e-mail ou gere um arquivo em .pdf

Deseja realmente imprimir? nãosim

Botão Fechar
Copyright © 1997 - Grupo A TARDE.Todos os direitos reservados.
Rua Prof. Milton Cayres de Brito n° 204 - Caminho das Árvores - Salvador/BA. CEP: 41.820 - 570 Tel.: ( 71 ) 3340 - 8500 | Redação: ( 71 ) 3340 - 8800
últimas notícias