Pular navegação e ir direto para o conteúdo

Fale com a Redação

Qua, 15/08/2012 às 17:13 | Atualizado em: 15/08/2012 às 17:42

Realidade de Salvador cai na internet

Bárbara Silveira

Você:


Seu Amigo:


Para enviar para outro(s) amigo(s), separe os e-mails com ","(vírgula).

Ex.: nome@exemplo.com.br, nome@exemplo.com.br

Máximo 200 caracteres


(*) Todos os campos são obrigatórios

Reportar Erro:

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas pelo A TARDE preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Máximo 200 caracteres

(*) Todos os campos são obrigatórios

-A A+
  • Reprodução | Google Street View

    Sem estacionamento, banhistas estacionam ao longo da via

  • Reprodução | Google Street View

    As câmeras flagraram um homem fazendo xixi na rua

Na última terça-feira, 14, Salvador começou a fazer parte da lista de 77 cidades brasileiras mapeadas pelo programa Google Street View, que permite ao internauta ter acesso a imagens em 360º de diversos pontos da cidade a partir do endereço. Além dos tradicionais pontos turísticos como Farol da Barra e Pelourinho, o mapeamento do Google foi até alguns bairros periféricos como Engomadeira, Pau da Lima e São Marcos e disponibilizou na internet imagens do cotidiano da cidade. Quem navega pela ferramenta e escolhe como destino o Cristo Redentor da Barra, por exemplo, encontra muito lixo e falta de organização e estrutura no trânsito, o mesmo acontece nos bairros de Pau da Lima e Engomadeira.

Contradição - Uma das motivações da implantação do programa na cidade foi a proximidade da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, que acontecem na cidade em 2013 e 2014, respectivamente.

De acordo com Emmanuel Evita, Gerente de Relações Públicas da Google Brasil, a intenção do programa é auxiliar o turista que pretende visitar a cidade nesses e em outros períodos. "Você pode dar uma olhada antecipada na área do seu hotel, além dos shoppings, monumentos históricos e restaurantes próximos para ter uma noção dos arredores", afirmou em um post do blog Google Brasil.

Porém, parte das imagens encontradas ao navegar pela capital baiana não podem ser consideradas um atrativo turístico. Ao escolher como destino a Av. Contorno, onde fica o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), o internauta se depara com usuários de drogas que ficam em um local já conhecido em Salvador, o muro que divide a Avenida e o bairro da Gamboa de Baixo. O mesmo acontece se o internauta desejar conhecer o Porto da Barra, onde a falta de estacionamentos faz com que os banhistas estacionem os carros ao longo da via. A imagem feita pelo Google mostra os carros estacionados ao longo da rua, interditando uma das faixas e atrapalhando o trânsito da região.

De acordo com o Secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, que afirmou que ainda não tinha navegado pelo programa e ficou sabendo de algumas imagens através da reportagem de A TARDE, as fotos feitas pelo Google Street não devem afetar o turismo no Estado. Segundo ele, os turistas que frequentam Salvador e outras cidades sabem que todos os locais possuem lados bons e ruins. "Prejudica, mas não pode ser considerado um fator essencial para a queda do turismo na cidade. Roma tem mendigos, Paris tem lixo, e todo turista sabe disso, não é só Salvador que tem pontos negativos", afirma. Ainda segundo o secretário, o programa vai ajudar a aumentar o turismo da Bahia através da internacionalização da cidade. "O programa é de extrema importância. Ao possibilitar uma visita virtual, o turista vai poder conhecer a cidade antes de vir aqui", afirma o secretário que acredita que dessa forma os visitantes se sentirão atraídos pela cidade.

Porém, para o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav-BA), Pedro Galvão, as imagens podem trazer prejuízos ao turismo, já que é um segmento sensível, e as pessoas pesquisam bastante sobre o destino antes de decidirem viajar. "O turista sabe que todas as cidades têm problemas, mas eles notam que em Salvador os problemas estão piores. Ao ver imagens como essas, ele repensa o destino da sua viagem", afirma. Mas, Pedro Galvão acredita que mesmo com os problemas, a Bahia ainda continua sendo um dos destinos mais procurados entre os viajantes. "Não vamos deixar de receber turistas por conta disso, mas quem vem de fora sabe que se a cidade não é boa para quem mora, também não vai ser boa para quem visita", conclui.

Remoção - Ainda segundo o Secretário de Turismo, o governo não cogita a possibilidade de pedir a remoção das imagens que possam causar impacto ao turismo. "Não se pode proibir a verdade, até porque remover as imagens chamaria mais atenção para o problema, temos que mostrar a cidade como ela é, o turista que vem aqui não visita só para ver coisas bonitas, ele sabe que a cidade tem lados ruins", enfatiza.

Através da assessoria de imprensa do Goolge Street View no Brasil, a empresa informou que não há previsão de quando as fotos serão refeitas. "Ainda não temos previsão, é um processo complexo que precisa ser estudado". Ainda segundo o Google, o projeto da implementação da ferramenta para Salvador deve ampliar os bairros contemplados nos próximos anos. "A nossa expectativa é colocar toda a malha viária da cidade", explica.

Sem previsão de novas fotos, turistas do mundo inteiro ainda terão que contemplar as imagens que são corriqueiras no cotidiano dos baianos, mas que ficam fora dos roteiros turísticos.

comentários(11)
  • + recentes
  • + votados
  • comentar

    Esqueceu sua senha?

    Digite aqui seu e-mail

    Esqueceu seu login e/ou senha?

Breno, 22/10/2012 às 14:40

Quero ver o governo enganar os gringos agora fazendo eles vir pra cá pra serem roubados e espancados, com suas propagandas ilusórias...

Vinicius Pereira Baltazar da Silveira, 01/09/2012 às 10:13

O PREFEITO DA LIMINAR,VAI ENTRAR NA JUSTIÇA QUERENDO QUE O GOOGLE FAÇA FOTOSHOP ANTES DE MOSTRAR AS IMAGENS,É IGUAL AS MENINAS QUE SAEM NAS REVISTAS DE NUDISMO COM CELULITE O FOTOSHOP CORRIGE TUDO.

Ponto de Mutação, 17/08/2012 às 10:30

Agora com as imagens de Salvador para o Mundo ver, vamos aguardar se o povo e os gestores públicos tomam vergonha e mudam essa triste realidade estampada pelo Google!

Jota Augusto dos S. M, 16/08/2012 às 19:03

Fortaleza é uma cidade menor que salvador e está a anos Luz a frente de Salvador. O problema é que Salvador vive em função de uma festa que dura somente dias do ano. Vamos acabar com o carnaval em Salvador. Sinto muito em ser conhecido apenas pelo Axé e Praias.

Jota Augusto dos S. M, 16/08/2012 às 19:00

Fortaleza é uma cidade menor que Salvador e está a anos Luz de Civilização. O problema é

Jota Augusto dos S. M, 16/08/2012 às 18:59

Não adianta tapar o sol com a peneira, seria má fé para o turista mostrar a cidade maquiada como ela realmente não é. Salvador tem problemas gravissimos, de violencia, transito, educação e saúde. A sorte que o Street View não está integrado com o Waze senão a vergonha seria maior.

Cizenando Batista Cardoso Júnior, 16/08/2012 às 12:26

SE TODA DESGRAÇA DE SALVADOR FOSSE UMA MIJADA DE UM POBRE COITADO QUE NEM TEM MORADIA...... :~/

Jorge Luiz Gomes Veloso, 16/08/2012 às 10:33

O pior lixo de Salvador está na Prefeitura, nos gabinetes dos Órgãos públicos municipal e estadual. Seus administradores falam e fazem tanta porcaria que o odor exala por toda cidade.

Jorge Luiz Gomes Veloso, 16/08/2012 às 10:28

O maior entulho de lixo da nossa cidade está nos gabinetes, na Prefeitura, nos Orgãos públicos municipal e estadual. Os administradores falam tanta porcaria que o odor exala por toda cidade

Antonio, 16/08/2012 às 10:00

É INCRIVEL COMO OS DIREGENTES BRASILEIROS (E PIOR OS DA BAHIA) NIVELAM TODAS AS SITUAÇÕES POR BAIXO, AO INVES DE QUERER MELHORAR A CIDADE PARA SUA POPULAÇÃO SOFRIDA E ESQUECIDA ELES PREFEREM MINIMIZAR O PROBLEMA, IGUALANDO O FLAGELO BAHIANO COM O DO MUNDO. CONTINUEM VOTANDO NESSES KBEÇAS QUADRADA.

Breno, 16/08/2012 às 02:17

Agora quero ver o governo ludibriar os coitados do gringos que vem a Salvador para serem roubados e engandos com as propagandas enganosas que ele faz.

ver mais

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

outras notícias

15/09/2014 às 08:58

Problema mecânico causa confusão em embarque no ferryboat - Foto: Raul Spinassé | Ag. A TARDE

Problema mecânico causa confusão em embarque no ferryboat

02/09/2014 às 16:36

Você já enfrentou problemas no salão de beleza?

A maioria das mulheres, frequentadoras de salão de...

14/09/2014 às 12:59

Av. Paralela tem trânsito intenso por conta do Salvador Fest - Foto: Google Maps | Reprodução

Av. Paralela tem trânsito intenso por conta do Salvador Fest

18/08/2014 às 07:00

Novo viaduto do Imbuí vai facilitar acesso ao centro - Foto: Joá Souza | Ag. A TARDE

Novo viaduto do Imbuí vai facilitar acesso ao centro

< >

Imprimir

imagem

Antes de imprimir lembre-se da sua responsabilidade e comprometimento com o meio ambiente.

Se preferir, envie por e-mail ou gere um arquivo em .pdf

Deseja realmente imprimir? nãosim

Botão Fechar
Copyright © 1997 - Grupo A TARDE.Todos os direitos reservados.
Rua Prof. Milton Cayres de Brito n° 204 - Caminho das Árvores - Salvador/BA. CEP: 41.820 - 570 Tel.: ( 71 ) 3340 - 8500 | Redação: ( 71 ) 3340 - 8800
últimas notícias