Com o objetivo de conscientizar a população da importância da realização de exames simples que podem detectar o câncer de mama no estágio inicial e assegurar a cura, a Prefeitura de Lauro de Freitas lança, às 16 horas desta terça-feira, 3, a campanha Toque pela Vida, que tem como slogan “A cura está nas suas mãos. Se toque”.
A abertura da campanha, que acontecerá no Restaurante Popular – ao lado do Ginásio de Esportes, centro de Lauro de Freitas – contará com a presença da ministra Nilcéia Freire, da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, e da primeira dama do Estado, Fátima Mendonça.
No local, está estacionado um caminhão de propriedade da cantora Ivete Sangalo, que também patrocina o programa junto com o Governo da Bahia, o Serviço Social da Indústria (Sesi), a Avom e o Hospital do Câncer de Barretos. Este caminhão, que permanecerá no local até o próximo dia 14 de março, funcionará como uma unidade móvel de saúde equipada com dois mamógrafos para a realização de exames gratuitos. Além disso, como reforço à missão de sensibilizar, será exibida a exposição fotográfica De Peito Aberto: 53 imagens de mulheres que superaram ou enfrentam o câncer de mama, capturadas pelo fotógrafo Hugo Lenzi.
O atendimento será oferecido, prioritariamente, para mulheres com idade igual ou superior a 40 anos, que estiverem com requisição de encaminhamento para exame de mamografia em mãos. Porém, mulheres com idade inferior que apresentem sintomas da doença e estejam com a requisição certamente terão acesso ao serviço.
De acordo com a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, que enfrentou diagnóstico e tratamento de um câncer de mama no ano passado, o serviço estará disponível tanto para moradores locais quanto para os de qualquer outra localidade da Região Metropolitana de Salvador. “O exame preventivo é importante porque as chances de cura são muito maiores se a doença for descoberta precocemente. Daí a necessidade urgente de se viabilizar o acesso a eles pela rede pública”, explica, completando que a mulher precisa se tocar e fazer o exame todos os anos.
Além da requisição, a paciente deve apresentar RG, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e da Farmácia (se houver). No período que a unidade móvel permanecer instalada na cidade, ônibus serão disponibilizados para o deslocamento dos usuários.
A campanha contra o câncer de mama é apenas a primeira das três etapas do programa Toque pela Vida. Esta vai até o dia 30, e, a partir desta data, pretende-se iniciar uma campanha de prevenção ao câncer de próstata. Posteriormente, uma campanha com o intuito de prevenir o câncer do colo o útero será aberta.