Mais de duas mil pessoas fizeram a travessia da Ilha de Itaparica para Salvador pelo ferryboat neste domingo, 2. Com filas e espera superior a seis horas, houve tumulto e foram registrados casos de motoristas e motociclistas que invadiram os portões do terminal de embarque.
Durante todo o dia a fila de pedestres deu voltas pelo Terminal de Bom Despacho. A espera dos passageiros durava, em média, três horas. Do lado de fora do terminal, mais de mil motos aguardavam para embarcar e os condutores amargavam tempo médio de espera de quatro horas.
Já quem aguardava nos carros teve de esperar cerca de seis horas. A fila foi superior a 3km, chegando a ultrapassar o entrocamento de Mar Grande. Durante o dia, o sistema operou com quatro embarcações. De acordo com a assessoria de comunicação da TWB, após as 20h a travessia passou a ser realizada com seis ferries, incluindo o Fest Ferry Anna Nery, recém-chegado à frota.

Segurança Na fila, a maioria dos motoristas reclamaram por segurança, já que estavam expostos do lado de fora do terminal. Agentes da Rondas Especiais (Rondesp) reforçaram o policiamento.
O motorista Aldair Coelho, 38, fez a viagem no sentido inverso da maioria dos usuários neste domingo e, mesmo assim, enfrentou problemas. Ele chegou às 9 horas no Terminal de São Joaquim e só embarcou 1h35 depois.
"O ferry Agenor Godilho chegou a São Joaquim e voltou vazio, enquanto eu esperava para embarcar. Isso é um desrespeito com o usuário. O atraso é contínuo", disse Aldair, que conseguiu embarcar no Ipuaçu, que demorou 1h20 para chegar à ilha, sendo que o tempo médio de viagem é de 40 minutos.
O pintor Wanderlei Santana, 43, também reclamou do atendimento da TWB. "É um absurdo [a espera de mais de 3 horas para embarcar]. A TWB não presta um serviço adequado. Precisa de mais embarcação", protesta, sem saber que um novo ferry foi entregue neste domingo.
Frota A previsão era que o Ana Nery chegasse antes dos festejos de fim de ano para ajudar na operação de Réveillon, mas, de acordo com o presidente da TWB, Reinaldo Santos, a embarcação, que saiu dia 29 do estaleiro da empresa em Navegantes, em Santa Catarina, enfrentou condições de mar muito severas, o que atrasou sua chegada.
O ferry tem o mesmo porte do Ivete Sangalo, mas comporta mais passageiros. O Ana Nery tem capacidade para 800 pessoas e 76 veículos, e o Ivete Sangalo para 610 pessoas e 74 veículos. A previsão de travessia é de 28 minutos para o Ana Nery e 30 para o Ivete.
Mar Grande / Salvador Em Mar Grande, o fluxo de passageiros foi ainda maior que no ferry, já que muitas pessoas optaram pela travessia no intuito de evitar as filas do Terminal de Bom Despacho. Cerca de 8 mil pessoas esperaram para embarcar, mas a prioridade de embarque [para idosos, crianças e grávidas] estava funcionando.
As lanchas saíram de 10 em 10 minutos, mas, sem fiscalização, embarcaram superlotadas. Cada uma delas (treze no total) tem capacidade máxima que oscila entre 140 a 300 passageiros.
De acordo com a Polícia Militar, assim como em Bom Despacho, não houve registros de confusão em Mar Grande.
Estradas - O fluxo de veículos na BR-324 e na BA-099 em direção a Salvador também foi intenso. No entanto, não houve congestionamentos nem retenções no tráfego.
* Com redação de Paula Pitta, Larissa Oliveira e Líliam Cunha | A TARDE On Line