Internautas e ouvintes da FM 104 podem escolher, até o dia 19, os melhores cantores, blocos e grupos do Carnaval 2006
Luciano Aguiar
O Troféu Dodô & Osmar abriu ontem a votação na internet, pelo site www.trofeudodoeosmar.com.br, e na rádio FM 104. Até o dia 19 de março, internautas e ouvintes podem escolher os melhores cantores, blocos e grupos do Carnaval 2006, entre as 14 categorias de voto popular. Os resultados serão divulgados no dia 27, na grande festa de entrega, que acontecerá no Teatro Castro Alves.
Essa é a 15ª edição do prêmio, que se transformou na maior premiação do Carnaval da Bahia. As votações na internet e na rádio acontecem em cima dos indicados de cada categoria, escolhidos em uma pesquisa realizada entre os dias 25 e 28 de fevereiro, no meio do Carnaval, pelo instituto de Pesquisa Painel Brasil.
Ainda ontem, as comissões julgadoras de três categorias técnicas se reuniram no hotel Mercury, no Rio Vermelho, para eleger o Melhor Visual de Trio, o Melhor Abadá e formar a Banda Homenageada, categoria que substitui e amplia a de Melhor Instrumentista da edição passada. Trata-se de um time dos sonhos carnavalescos, composto pelos músicos que mais se destacaram em cada instrumento, como bateria, percussão, guitarra e contrabaixo.
Esse prêmio para os intrumentistas é bom porque, além de premiar os melhores músicos, estimula a competição e, com isso, melhora o Carnaval, explica o presidente da Bahiatursa Benito Gama, jurado da categoria de Melhor Projeto Visual de Trio.
Também se destacam, este ano, mais duas categorias novas, Banda Revelação, e Melhor Bloco de Samba, contemplando, de um vez por todas, a turma baiana que não larga o cavaco e o tamborim. Nessas duas, os amantes do Carnaval baiano podem agora votar.
Depois de 15 anos, ninguém nega mais a importância do Troféu Dodô e Osmar, realizado pelo Grupo A Tarde. Para Saul Barbosa, que foi jurado da categoria Melhor Banda, o Troféu Dodô e Osmar É um fechamento de ciclo e uma congratulação. Fecha-se o Carnaval quando se entrega o troféu, que é extremamente transparente em seu modo de julgar.
O estilista Di Paula também elogia o Troféu, enfatizando o estímulo ao aprimoramento da produção do Carnaval pela competição. No entanto, na categoria em que foi convidado a votar, questionou a estética do abadá, que, para ele, deve ser melhorada.
A forma, sobretudo das peças femininas, está superada. A mulherada já faz a customização dos abadás, transformando-os em miniblusas, baby-looks... Isso é a prova de que o abadá está defasado. Carnaval é fantasia, criatividade, e esses abadás só mudam a estampa, explica.
Mas a crítica dele não pára aí. Além do mais, esses abadás custam muito caro para o folião, e se você fizer uma avaliação de qualidade de acabamento, por exemplo, verá que as peças têm vários problemas, como linhas desfiadas...
São 19 categorias ao todo, somando-se as cinco que são técnicas e decididas por um júri qualificado. Duas delas, Carnanegócio e Axé pra Você (prêmio social), serão julgadas pela Associação dos Produtores de Música do Estado da Bahia APA.
Grande festa na premiação
A coordenação do evento prepara para a noite de premiação uma grande festa comemorativa dos 15 anos do Troféu Dodô & Osmar. A homenagem maior ficará para o Trio Elétrico, criado em 1950 pelos dois patronos do prêmio.
Grandes artistas que fizeram parte dessa trajetória trio-eletrizada contarão a história do Carnaval da Bahia, desde a fobica de Dodô e Osmar até os megatrios atuais. No ano passado, que apresentou a festa foi o ator baiano Lázaro Ramos. Este ano, ainda não se sabe quem será o mestre de cerimônias.
O Troféu Dodô & Osmar sofreu alguns ajustes de 1992 até os dias atuais, acompanhando as mudanças do Carnaval de Salvador. Ao longo da existência do prêmio, entraram e saíram categorias, mas a proposta de prestigiar, com a escolha pelo voto popular, quem trabalha para fazer a maior festa do mundo continua na essência do projeto.
Entre os maiores vencedores na categoria de Melhor Cantor estão os artistas Bell Marques, da Banda Chiclete com Banana, Tatau, do Ara Ketu, e Xanddy, do Harmonia do Samba. Entre as vozes femininas, os destaques são Ivete Sangalo, que ganhou como Cantora Revelação em 1995, Daniela Mercury, Margareth Menezes e Márcia Freyre.