RPG são jogos de interpretação de papéis, também conhecidos como jogos de representação. Neles, os jogadores assumem papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente.
Normalmente, RPGs tendem a ser mais colaborativos e sociais do que competitivos, apesar de, ocasionalmente, haver ganhadores e perdedores. Um jogo típico une os participantes em um único time que se aventura como um grupo.
O progresso se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar. Os jogos estimulam a criatividade, a percepção, a solução rápida e o trabalho em equipe.
Como em um jogo de estratégia, há regras que o definem e guiam aquilo que o personagem escolhido pode ou não fazer. A esse conjunto de regras chama-se sistema.
Diferentemente de um jogo de estratégia, por exemplo, o jogador não luta contra um adversário específico, mas vive aventuras em um mundo imaginário, podendo levar o personagem que escolher para “viver” com liberdade de ação, limitado somente pelo conjunto de regras em questão.
Um dos jogos de RPG mais famosos no Brasil é o League of Legends, conhecido como LOL, que possui um campeonato nacional com prêmios em dinheiro. Counter-Strike, StarCraft, Warcraft também são exemplos.