O número de usuários de internet no Brasil que navegam de sua residência chegou aos 20,1 milhões. Trata-se de um crescimento de 47% até setembro deste ano, ante período equivalente do ano passado. É o que informa a pesquisa mensal da Ibope/NetRatings, divulgada hoje. Considerando todos os ambientes, incluindo residências, trabalho e locais públicos gratuitos e pagos, o número total de pessoas com acesso à internet no Brasil atingiu a marca de 36,9 milhões.
Com relação ao tempo de uso da internet, os brasileiros continuam à frente dos americanos, com 22 horas mensais contra as 18 horas e 54 minutos. Os japoneses figuram na seqüência com 18 horas e 21 minutos. A pesquisa atesta que houve um aumento de horas entre os brasileiros - em setembro de 2006 a média domiciliar era de 20 horas mensais.
Por faixa etária, as crianças e adolescentes aparecem como líderes em quantidade de usuários. A expansão na base comparativa anual foi de 53%. Já os homens com mais de 45 anos apresentaram crescimento de 50%. Em intensidade de uso, por sua vez, destacaram-se as mulheres de 18 a 24 anos, que em um ano ampliaram em 25% a quantidade de páginas visitadas.
Por segmentos, as três categorias de maior aumento porcentual foram "Casa e Moda", com 73% de evolução da audiência, "Viagens e Turismo", com 67%, e "Automotivo", com 57%. Em tempo de navegação por usuário, a categoria "Buscadores, Portais e Comunidades" passou a sustentar a primeira posição, devido ao maior interesse por redes sociais e blogs.