Leia também:
>>>Participação dos Conselhos Municipais de Educação ainda é desafio, diz oficial do Unicef
O município goiano de Formosa, no Entorno do Distrito Federal, é apenas um dos 37 relacionados pela pesquisa Redes de Aprendizagem – Boas Práticas que Garantem o Direito de Aprender. A pesquisa, feita pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, aponta bons resultados em outras redes localizadas nas cinco regiões do país.
Em Sobral, no Ceará, um plano de aprendizagem para alfabetização mudou a realidade dos alunos. “Em 2001 identificamos que apenas 33,7% dos alunos na faixa do etária dos seis anos terminavam a pré-escola alfabetizados”, lembra o secretário de Educação do município, Júlio César da Costa.
Segundo Costa, o diagnóstico serviu de base para a formulação de ações para reverter o quadro. Uma das ações focava a valorização do magistério: os estudantes passaram a ser periodicamente avaliados, e os professores cujos alunos atingiam as metas esperadas ganhavam gratificação salarial.
“Em 2007, na mesma faixa etária [seis anos], o índice de alfabetização foi de 89,2%.” Costa destaca outro bom indicativo, o índice de evasão escolar, que é 0,16% entre os alunos da 1ª à 9ª séries. Na Região Nordeste, além de Sobral, quatro municípios aparecem na pesquisa: Alto Alegre do Pindaré, no Maranhão; Mortugaba e Presidente Dutra, na Bahia; e Teresina, capital do Piauí.
Das cinco regiões brasileiras, o Sul foi o campeão em número de municípios relacionados na pesquisa. Foram 10 redes modelo, nos municípios de Arroio do Meio, Farroupilha, Horizontina e Sapiranga, no Rio Grande do Sul; Guaramirim, em Santa Catarina; Jesuítas, Marilena, Pinhais, Realeza e São Jorge d'Oeste, no Paraná.
A pesquisa aponta nove municípios da Região Sudeste, entre os quais Sud Menucci, em São Paulo, com apenas 7 mil habitantes. A Secretaria de Educação foi criada apenas em 2001 e desde então desenvolveu ações com foco na aprendizagem. Para a secretaria Sandra Muniz, o envolvimento da comunidade nas questões escolares, com a criação de conselhos e associações de pais, foi fundamental para o bom resultado obtido pelo município.
“Descobrimos que os alunos não tinham hábito de leitura, mas a cidade não tinha biblioteca. Então, criamos a biblioteca municipal. Os pais não ajudavam os filhos – descobrimos que muitos eram analfabetos – e implantamos a educação de jovens e adultos”, conta Sandra. Os outros municípios do Sudeste incluídos na pesquisa são Divinópolis, João Monlevade, Lagamar, Rio Piracicaba e Santa Rita de Caldas, em Minas Gerais; Santo Antônio de Pádua, no Rio de Janeiro; Sete Barras e Votuporanga, em São Paulo.
No Centro-Oeste, além de Formosa, foram apontados sete municípios: Apiacás, Rondonópolis e Comodoro, em Mato Grosso; Carmo do Rio Verde, Cezarina, Piranhas e Rio Verde, em Goiás. Na Região Norte, as redes indicadas foram Altamira e Santarém, no Pará; Alvorada e Araguaína, em Tocantins; e Rio Branco, no Acre.