Pular navegação e ir direto para o conteúdo

Qui, 29/06/2017 às 11:09 | Atualizado em: 29/06/2017 às 11:12

Ao Cair da Noite funciona como filme de suspense

Rafael Carvalho | Especial para A TARDE

Você:


Seu Amigo:


Para enviar para outro(s) amigo(s), separe os e-mails com ","(vírgula).

Ex.: nome@exemplo.com.br, nome@exemplo.com.br

Máximo 200 caracteres


(*) Todos os campos são obrigatórios

Reportar Erro:

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas pelo A TARDE preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Máximo 200 caracteres

(*) Todos os campos são obrigatórios

-A A+
  • Divulgação

    Os atores Joel Edgerton e Christopher Abbott em cena no longa-metragem Ao Cair da Noite - Foto: Divulgação

    Os atores Joel Edgerton e Christopher Abbott em cena no longa-metragem Ao Cair da Noite

Depois do ótimo Corra! ter sido lançado nos cinemas este ano, mais um belo exemplar de filme de suspense/terror chegou ao circuito comercial brasileiro, alavancando o gênero. Ao Cair da Noite é um filme anticlimático que trabalha com muitas sugestões e pouca informação contextual, mais interessado em estabelecer atmosfera de apreensão e medo. 

A história pode até ser clichê: uma doença contaminou a raça humana e os poucos sobreviventes vivem como em estado de sítio. Conhecemos uma família que vive numa casa no meio da floresta, reclusa e atenta a qualquer sinal de perigo, seja dos contaminados, seja de outras pessoas que porventura queiram roubar comida ou lhes fazer algum mal. 

Paul (Joel Edgerton) cuida com muita determinação e coragem para cuidar da esposa (Carmen Ejogo) e do filho adolescente Travis (Kelvin Harrison Jr.) e não deixar que nenhuma ameaça se aproxime da casa.

O filme, no entanto, é uma fuga bem-vinda a uma trama mais clássica que suporia a explicação de como surgiu a epidemia, o que de fato ela provoca, tornando o longa um bom exemplar de narrativa pós-apocalíptica e de luta pela sobrevivência sem cair nos lugares-comuns do subgênero.

Pois o jovem cineasta Trey Edwards Shults prefere nos apresentar um ambiente já repleto de mistérios sendo posto em xeque quando esta família acolhe outras pessoas na casa. O filme recusa qualquer tipo de elucidação do que está por trás da doença, preferindo focar nas tensões e inseguranças que surgem quando este grupo se torna maior. 

Subtextos

 Como se não bastasse, o filme ainda consegue investir em alguns subtextos que circundam a relação entre os personagens. É o caso do interesse sexual do jovem Travis que, entrando na puberdade, passa a olhar com outros interesses para a mulher que acabou de ser acolhida no grupo, Kim (Riley Keough). 

Ela está acompanhada de seu filho pequeno e do marido, que logo no início do filme precisa ganhar a confiança de Paul para que eles possam conviver juntos e impedir o risco de serem contaminados ou morrerem de fome. Mas a relação entre os dois homens também ganha status de confronto que subtende uma disputa de poder naquele ambiente. 

Tudo isso acontece enquanto estranhos eventos passam a ocorrer especialmente a partir de perigos que parecem vir da escuridão da floresta a cercar a casa e mexer com as convicções dos personagens. 

No fundo, Ao Cair da Noite pretende estudar o comportamento das pessoas diante da necessidade de manter o controle e a sobrevivência em situações de alerta constante e perigo iminente. E o filme oferece isso através de uma narrativa não convencional e com momentos inspiradores de tensão e suspense.


outras notícias

09/09/2016 às 18:56

A Lei da Noite, de Ben Affleck, ganha primeiro trailer - Foto: Divulgação

A Lei da Noite, de Ben Affleck, ganha primeiro trailer

04/08/2017 às 13:10

"É nostálgico e lírico", diz Selton Mello sobre seu novo filme

14/08/2017 às 07:30

Seguro de filmes, a nova força do mercado - Foto: Divulgação

Seguro de filmes, a nova força do mercado

09/08/2017 às 16:24

Filme de Recôncavo baiano é selecionado para o Festival de Brasília - Foto: Divulgação

Filme de Recôncavo baiano é selecionado para o Festival de Brasília

< >

Imprimir

imagem

Antes de imprimir lembre-se da sua responsabilidade e comprometimento com o meio ambiente.

Se preferir, envie por e-mail ou gere um arquivo em .pdf

Deseja realmente imprimir? nãosim

Botão Fechar
Copyright © 1997 - Grupo A TARDE.Todos os direitos reservados.
Rua Prof. Milton Cayres de Brito n° 204 - Caminho das Árvores - Salvador/BA. CEP: 41.820 - 570 Tel.: ( 71 ) 3340 - 8500 | Redação: ( 71 ) 3340 - 8800
últimas notícias