Colunistas


Manno Góes

Coluna do Manno

Qui, 16/02/2017 às 07:27 | Atualizado em: 16/02/2017 às 21:28

Baianidade Nagô

Músico l manno.goes@grupoatarde.com.br

Hoje à noite, o Bahia tem um perrengue bem brabo pela frente: disputará sua mais importante partida do ano – pelo menos até agora – em Aracajivis, contra o Sergipe, pela Copa do Brasil. E com esse novo formato da competição rolando, pai, acabou o mole: agora é ‘pá puf’! É um joguinho só e pronto. Se perder, já era: pode ir tratando de pegar o busu de volta e dizer ‘já fui’, porque a possibilidade de disputar de novo a Libertadores vai para o beleléu.

Tem que chegar lá e dar conta do recado. Não tem mais esse negócio de recuperar resultado ruim em casa, não, véio. Perdeu, dançou.

Na moral, esse novo regulamento da Copa do Brasil é um esparro! Decidir em uma só partida – na casa do time mais fraco – quem segue adiante no campeonato vai endurecer bastante os jogos. Portanto, é jogo para pirão! Nada de ficar encantado com o sotaque dos sergipanos, nem de pensar que está passando uma tarde de sol na Boa Luz ou comendo o melhor caranguejo do mundo em Atalaia.

Tem que ficar ligado que o carnaval tá chegando e que a nação tricolor quer brincar e ser feliz! Torcida que quer cantar a plenos pulmões e com o coração cheio de alegria, atrás do Trio Elétrico de Armandinho, Dodô e Osmar, a música que deveria vencer o prêmio de melhor do Carnaval todo ano: “Somos da turma tricolor, somos a voz do campeão; somos do povo o clamor; ninguém nos vence em vibração; vamos avante, Esquadrão; vamos, serás o vencedor; vamos conquistar mais um tento: Baêa, Baêa, Baêa!!! Ouve essa voz que é teu alento: Baêa! Baêa! Baêa!!! Mais um... Mais um, Bahia; mais um, mais um título de glória! Mais um, mais um... Eu vou te dar um beijo, depois vou te dar mais um...”. Opa! Essa é outra!

Não importa. Importa que hoje tem Bahia! Portanto, prepara a pipoca que o carnaval tá chegando e hoje tem Baêêêa na TV!

Síndrome de Binha

É só o primeiro passo rumo à final da Copa do Brasil, que nos levará à final da Libertadores e que, depois, nos levará a Dubai! Bora, Baêêêêa! PSG, tremei! Mas, primeiro, temos que, hoje à noite, passar pelo Sergipe lá no Lourival Baptista, o Batistão, em Aracajivis.

De qualquer forma, jogamos pelo empate e, por todos os investimentos e tradição, somos os favoritos contra nossos simpáticos vizinhos. Mas não podemos menosprezar o ‘vermelhinho sergipano’, não. Basta lembrar que o apelido dos caras por lá é ‘Derrubador de Campeões’. E quem é o campeão dos campeões??? Quem é que carrega a multidão??? Quem é que tranquiliza os corações??? Pois é. Então, em homenagem ao Carnaval e aos eternos Novos Baianos, responda bem alto comigo: é o Bahiaaaaaa!

Feliz Carnaval a todos!

BBMP!!!

Período

Colunista:

Coluna:

De:

Até: