Com a pretensão de ser o maior negócio de vinhos finos do Brasil, a Miolo Wine Group firma presença no que considera o mercado mais promissor do Nordeste, o baiano.
Além de um escritório recém-instalado na Pituba e uma Escola de Vinho para consumidores e profissionais do ramo, a empresa desenvolve o projeto Terranova na fazenda Ouro Verde, no vale do São Francisco, que deve ter inauguração oficial em outubro.
“Atualmente ali são produzidos mais de 1.5 milhão de garrafas por ano“, enumera Evandro Giaccobo, diretor do escritório regional. Ele explica que a região tem grande vocação para a produção de espumantes, o que é bem aproveitado pela Miolo.
“Temos um moscatel fenomenal, que é líder do mercado no Brasil“, garante. O espumante tem 65 gramas de açúcar por litro.
Mas quem prefere vinhos menos doces não se decepciona com a produção local. A Miolo também tem o Terranova Brut (seco) e o Demi-sec, lançados na Wine Bahia de 2007.
Variedade - Na Bahia, o projeto se concentra nos vinhos mais jovens, leves e frutados, que são como alguns vinhos australianos e americanos. Quem também gosta de vinhos mais maduros e com outras características tem um imenso e variado portfólio da Miolo para conhecer. Segundo Evandro, são mais de 70 opções.
A companhia tem atualmente sete diferentes projetos – cinco no Brasil e dois no exterior. Os brasileiros são o Miolo Ltda, Fortaleza do Seival, Lovara, Terranova e Rar. Fora daqui há o Via Sul, no Chile, e o Osborne, na Espanha. “Cada projeto tem características e formas particulares de consumo“, diz.
Quanto ao mercado baiano, a palavra chave é investir. “Estamos numa fase em que o público baiano está tomando cada vez mais melhores vinhos“, aponta Evandro, citando oferta crescente em delicatessens, restaurantes e até auto-serviços (supermercados).
Para ajudar o consumidor e o profissional a se guiarem nesse emaranhado de rótulos, a Miolo implantou uma Escola do Vinho em Salvador, que já treina os profissionais e começa em agosto curso para enófilos entusiasmados. “Queremos satisfazer algumas curiosidades e gerar outras tantas“, anuncia Evandro, sobre os cursos que devem acontecer por lá.
Serviço - Escola do Vinho Miolo - Inscrições abertas para o Curso de Formação Inicial, em 08 de agosto | R$ 115 | Rua Minas Gerais, 229, Edf. Minas Trade Service, térreo (2101-3644)|