Pular navegação e ir direto para o conteúdo

Fale com a Redação

Sáb, 15/09/2012 às 10:01 | Atualizado em: 15/09/2012 às 10:25

Fábrica da Foton vai gerar mil empregos diretos em Camaçari

Donaldson Gomes

Você:


Seu Amigo:


Para enviar para outro(s) amigo(s), separe os e-mails com ","(vírgula).

Ex.: nome@exemplo.com.br, nome@exemplo.com.br

Máximo 200 caracteres


(*) Todos os campos são obrigatórios

Reportar Erro:

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas pelo A TARDE preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Máximo 200 caracteres

(*) Todos os campos são obrigatórios

-A A+
  • Jaques Wagner, Foton, Camaçari

    Maior fabricante de caminhões do mundo, grupo chinês pretende investir R$ 600 milhões

A Foton Motors do Brasil confirmou o projeto de construir uma fábrica no Polo Industrial de Camaçari até o final de 2013, com capacidade para produzir 30 mil veículos por ano. Com um investimento da ordem de R$ 600 milhões, a empresa deverá gerar cerca de mil empregos diretos e outros seis mil indiretos até 2016. O início da operação foi anunciado para o final do ano que vem pelo grupo, na última sexta-feira, 14, durante a assinatura do protocolo de intenções com o governo do Estado.

Conforme antecipado com exclusividade por A TARDE no último domingo, a produção da unidade será feita em regime de CKD, que consiste na importação do veículo separado em kits para posterior junção no Brasil. De acordo com o presidente da Foton Motors do Brasil, Osmar Rodrigues Hidalgo, a expectativa do grupo é ampliar paulatinamente o índice de nacionalização dos veículos, até atingir 65%.

Pista de testes - "Vamos começar produzindo com CKD, mas este projeto inicial já prevê uma pista de testes e laboratórios porque sabemos que os produtos precisam chegar o mais perto possível do gosto dos brasileiros", destacou Hidalgo. Além da fábrica, a Foton pretende implantar uma rede de 130 concessionárias.

De acordo com a direção da empresa, a expectativa é  iniciar as obras assim que as licenças necessárias forem concedidas. A expectativa do governo é que não haja grandes dificuldades no processo e a documentação para o início das obras esteja liberada dentro de 30 dias.

Localização - A fábrica vai ocupar uma área de um  milhão de metros quadrados próxima à Cetrel. A unidade terá duas linhas de produção -  uma para veículos com chassi e outra para os que utilizam monobloco. De acordo com Hidalgo, os modelos ainda não estão definidos. Entretanto, a reportagem apurou que, ainda em 2013, a empresa pretende fabricar um modelo de micro-ônibus.

O governador Jaques Wagner (PT), que participou da solenidade de assinatura do protocolo de intenções, ocorrida no início da tarde de ontem, na Governadoria, defendeu a importância de a Bahia se apresentar como destino para os investimentos chineses.

"Quando se fala no Brasil, todo mundo pensa muito em São Paulo e no Rio de Janeiro, nós temos que apresentar a Bahia", destacou, avaliando como positivos os planos de investimentos chineses para o Estado. "Nós já tínhamos uma montadora, investimentos no oeste e agora mais um grupo chinês", comemorou o governador.

Para o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, a Bahia é bem-vista pelos investidores chineses.

comentários(5)
  • + recentes
  • + votados
  • comentar

    Esqueceu sua senha?

    Digite aqui seu e-mail

    Esqueceu seu login e/ou senha?

Neialdo, 01/10/2012 às 05:58

COM TANTAS CIDADES NA BAHIA, APENAS CAMAÇARI TEM CONDIÇOES DE INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS? OBSERVANDO QUE AS INDUSTRIAS EXISTENTES NÃO QUEREM DÁ EMPREGO A QUEM MORA EM SALVADOR POR EXEMPLO E AI? SE TODS VEM PARA SALVADOR EM BUSCA DE EMPREGO?

Bruno Carvalho, 15/09/2012 às 14:59

O que governador precisa trazer para a Bahia, empresas de tecnologia da informação, criar polos de TIs. Essas empresas é que serão os players do futuro. O Brasil não pode continuar sendo apenas um montador de carros, nós precisamos ter a nossa própria indústria, precisamos criar e não copiar.

Aleal, 15/09/2012 às 12:38

Lula e o PT já mostrou que não são diferentes de qualquer outro partido. Não governam pelo povo e sim pelo poder. E tem o seu governo com base na corrupção e compra de votos, a fim de alimentar um exercito de esfomeados sangue-sugas, que vivem do sangue do povo e do trabalho da sociedade.

Wmascare Wmascare, 15/09/2012 às 11:24

Quando o governo vai começar a descentralizar a alocação de novas indústrias e dar oportunidade a outras regiões? A região de Camaçari já está um inferno.

Gaspar, 15/09/2012 às 11:09

Quando teremos uma marca automotiva brasileira?

ver mais

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

outras notícias

30/07/2013 às 12:04

Instituto Beleza Natural abre mais 70 vagas em Salvador - Foto: Divulgação

Instituto Beleza Natural abre mais 70 vagas em Salvador

26/07/2013 às 17:49

Simm oferta 76 vagas de emprego na próxima segunda-feira - Foto: Eduardo Martins | Ag. A TARDE

Simm oferta 76 vagas de emprego na próxima segunda-feira

09/07/2013 às 17:04

Sinebahia oferece vagas de emprego para esta quarta-feira - Foto: Arestides Baptista | Ag. A TARDE

Sinebahia oferece vagas de emprego para esta quarta-feira

05/05/2013 às 10:41

Simm oferece 81 vagas de emprego para esta segunda-feira,6

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra...

< >

Imprimir

imagem

Antes de imprimir lembre-se da sua responsabilidade e comprometimento com o meio ambiente.

Se preferir, envie por e-mail ou gere um arquivo em .pdf

Deseja realmente imprimir? nãosim

Botão Fechar
Copyright © 1997 - Grupo A TARDE.Todos os direitos reservados.
Rua Prof. Milton Cayres de Brito n° 204 - Caminho das Árvores - Salvador/BA. CEP: 41.820 - 570 Tel.: ( 71 ) 3340 - 8500 | Redação: ( 71 ) 3340 - 8800
últimas notícias