A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) acaba de divulgar que aprovou financiamento de R$ 313,6 milhões para o Metrô de São Paulo e R$ 306 milhões para o metrô do Rio de Janeiro.
Para São Paulo, os recursos, que representam 34,5% dos investimentos totais, serão destinados à ampliação da linha 2 (Verde), compreendendo o trecho Ana Rosa - Alto do Ipiranga, com extensão de cerca de 3,4 quilômetros e três estações (Chácara Klabin, Imigrantes e Alto do Ipiranga) e a realização de investimentos complementares do trecho Ana Rosa-Vila Madalena, da mesma linha.
A implantação do trecho Ana Rosa-Alto do Ipiranga deve ser concluída ainda em 2006. O projeto vai incorporar três estações adicionais à rede metroviária de São Paulo, especialmente à região sudeste. Segundo nota do BNDES divulgada hoje, o projeto deverá agregar cerca de 160 mil passageiros por dia à rede atual do Metrô.
No Rio de Janeiro, as obras financiadas serão de expansão da linha 1 do metrô, que se estenderá até a Praça General Osório, no bairro de Ipanema (zona sul do Rio). De acordo com o BNDES, o empreendimento tem custo total de R$ 478 milhões, ou seja: o BNDES financiará 64% do projeto. O Estado do Rio vai investir R$ 172 milhões com recursos próprios, ou 36% do total do empreendimento.
"O prazo total do financiamento será de 15 anos, com 42 meses de carência e pagamento em 138 prestações mensais", informou o banco. O financiamento abrange também a aquisição de 24 carros de metrô "para operar a Linha 1 com intervalo de apenas 3 minutos e obter um acréscimo de demanda da ordem de 50 mil passageiros/dia."
O banco informou ainda que o projeto também contempla a construção do acesso na Rua Siqueira Campos e a modernização do sistema de sinalização e controle automático de trens em toda a Linha 2, permitindo também operá-la com um intervalo de 3 minutos.