O banco francês BNP Paribas divulgou dados preliminares do quarto trimestre de 2007, revelando uma queda de 42% no lucro líquido, para 1 bilhão de euros (US$ 1,47 bilhão). Nos últimos três meses de 2006, a instituição apresentou ganho de 1,7 bilhão de euros.
A queda é atribuída à baixa contábil adicional de 589 milhões de euros relacionada, em sua maior parte, com sua exposição ao segmento de bônus e ante um cenário de "aprofundamento da crise". No quarto trimestre, a receita do BNP caiu 2% nas mesmas bases de comparação, de 7,1 bilhões de euros para 6,9 bilhões de euros.
O maior banco da França em valor de mercado informou na quinta-feira passada que iria apresentar resultados preliminares antes da data prevista para a publicação de balanço, 20 de fevereiro, por causa do "nível excepcional de preocupações que atualmente estão desorganizando os mercados".
Esse anúncio surge como conseqüência imediata da descoberta de um caso de fraude que atingiu o concorrente francês Société Générale (SocGen). Além disso, os resultados do BNP também são apresentados em meio aos rumores de que estaria interessado em fazer uma oferta de compra pelo SocGen.
No ano de 2007, o lucro líquido do BNP cresceu 7%, de 7,3 bilhões de euros para um recorde de 7,8 bilhões de euros, enquanto suas receitas subiram 11%, para 31 bilhões de euros. A instituição tem atravessado a crise de crédito em melhor situação do que seus concorrentes domésticos e Europeus, como o suíço UBS - que anunciou nesta manhã perda bilionária para o quarto trimestre.As informações são da Dow Jones.