A taxa de desemprego na Região Metropolitana de Salvador apresentou pequena queda no mês de abril, passando de 21%, em março, para 20,8% da população economicamente ativa. O índice foi registrado pela Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), divulgada nesta quarta-feira, 28, pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese).
De acordo com o Dieese, a taxa registrada é a menor para o mês de abril desde 1997. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a taxa de desemprego caiu 11,1%, passando de 23,4% para 20,8%.
O levantamento mostra que o contingente de desempregados na RMS foi estimado em 379 mil pessoas, 8 mil pessoas a menos que em março. O nível de ocupação da RMS registrou diminuição de 0,8%.
Dentre os setores de atividade econômica, o destaque vai para o setor de Serviços que registrou elevação de 1,3% no seu nível ocupacional e gerou 11 mil postos de trabalho.
O setor de Comércio se registrou diminuição de mil postos; o agregado Outros Setores - que inclui, entre outras atividades, serviços domésticos e construção civil – reduziu 18 mil ocupações. Já a Indústria cortou 4 mil postos de trabalho.
Brasil – A taxa nacional de desemprego em abril ficou em 15%, mesmo índice registrado no mês anterior. Entre as capitais pesquisadas, Salvador ainda é a que registra maior taxa de desemprego, com 20,8%. A menor taxa foi registrada em Belo Horizonte, com 11,2%. Em seguida aparecem Porto Alegre (12%), São Paulo (14,2%), Distrito Federal (18,4%) e Recife (20,1%).