Pular navegação e ir direto para o conteúdo

Fale com a Redação

Qui , 06/09/2012 às 15:17

Europeus iniciam caminhada para a Copa do Mundo no Brasil

Agência Reuters

Você:


Seu Amigo:


Para enviar para outro(s) amigo(s), separe os e-mails com ","(vírgula).

Ex.: nome@exemplo.com.br, nome@exemplo.com.br

Máximo 200 caracteres


(*) Todos os campos são obrigatórios

Reportar Erro:

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas pelo A TARDE preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Máximo 200 caracteres

(*) Todos os campos são obrigatórios

-A A+

O sonho da primeira participação em uma Copa do Mundo estará na mente de 22 seleções europeias, ainda que seja um pensamento distante em alguns casos, com o início na sexta-feira das eliminatórias do continente para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

Outras equipes que já deixaram sua marca no passado em Mundiais, como Áustria, Bélgica e Hungria, esperam retornar depois de uma longa ausência, com o início do torneio com nove grupos.

Cinquenta e três equipes estão envolvidas nas eliminatórias europeias, que vão desde a campeã europeia e mundial Espanha até a minúscula San Marino, com uma população de 30.000 habitantes, cuja seleção só ganhou um jogo na sua história.

Os vencedores de cada um dos nove grupos vão direto para a Copa no Brasil, enquanto os oito melhores 2os participam de uma repescagem, com jogos de ida e volta, que vale mais quatro vagas no Mundial.

Para Luxemburgo, que já tentou e não conseguiu se classificar um recorde de 18 vezes, Andorra e San Marino, o passado sugere que o sonho pode ser rapidamente extinto com algumas derrotas iniciais.

Outros como Bósnia, Letônia, Montenegro e Belarus têm esperanças mais realistas de uma qualificação inédita para uma Copa do Mundo.

A Finlândia, que tenta se qualificar desde 1938 e teve 17 campanhas fracassadas, provavelmente não deve romper com esse histórico após cair ao lado de Espanha e França no Grupo I, o único que chega perto de merecer o clichê de "Grupo da Morte".

Os finlandeses recebem a França na sexta-feira, enquanto a Espanha aguarda até terça-feira para visitar a Geórgia.

Ao contrário da maioria das outras regiões, que possuem rodadas preliminares para tirar os menores, as eliminatórias europeias consistem em uma única fase com todas as 53 equipes participando.

O presidente da Uefa, Michel Platini, defendeu o sistema, dizendo que ele permite que as equipes menores tenham a oportunidade de aprender e melhorar com as seleções maiores.

Já críticos afirmam que o sistema submete equipes como Alemanha, Espanha, Portugal e Itália a uma sequência interminável de jogos que são pouco mais do que formalidades.

COMEÇO FÁCIL - Uma das favoritas a se classificar, a Alemanha terá um começo fácil com um jogo em casa contra as minúsculas Ilhas Faroé, em Hanover, pelo Grupo C.

Já a Holanda tem um começo difícil em casa contra a Turquia no Grupo D, indiscutivelmente o principal jogo da noite, enquanto a Itália pode não ter gostado de precisar visita a Bulgária, pelo Grupo B.

Os italianos estarão sem sua força de ataque da Euro 2012 depois que Mario Balotelli passou por uma pequena cirurgia oftalmológica e Antonio Cassano foi deixado de fora pelo técnico Cesare Prandelli, que não o considerou totalmente em forma.

A Inglaterra, surpreendentemente em terceiro lugar no ranking mundial da Fifa, também viaja para o leste para enfrentar a Moldávia, em 141o no ranking, pelo Grupo H.

Das equipes que esperam um retorno aos holofotes, a Bélgica parece ter as melhores esperanças, embora também estejam sob a maior pressão.

comentários(0)
  • comentar

    Esqueceu sua senha?

    Digite aqui seu e-mail

    Esqueceu seu login e/ou senha?

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

outras notícias

20/03/2014 às 15:16

Blatter depõe sobre sedes das Copas de 2018 e 2022

22/04/2014 às 11:46

Taça do Mundial chegará a Salvador no dia 30 de abril

10/04/2014 às 13:14

Operários da Arena da Baixada protestam por salários

08/04/2014 às 13:37

Fifa lança canção oficial da Copa e revela álbum

< >

Imprimir

imagem

Antes de imprimir lembre-se da sua responsabilidade e comprometimento com o meio ambiente.

Se preferir, envie por e-mail ou gere um arquivo em .pdf

Deseja realmente imprimir? nãosim

Botão Fechar
Copyright © 1997 - Grupo A TARDE.Todos os direitos reservados.
Rua Prof. Milton Cayres de Brito n° 204 - Caminho das Árvores - Salvador/BA. CEP: 41.820 - 570 Tel.: ( 71 ) 3340 - 8500 | Redação: ( 71 ) 3340 - 8800
últimas notícias