Há quase três anos na estrada, o pernambucano Antonio Rogério do Nascimento, 37 anos, mais conhecido como Perereca, transformou sua vida em uma aventura sobre duas rodas ao decidir participar do desafio de pedalar 42 mil km para colocar seu nome no Guinness Book, o Livro dos Recordes.
A bordo de sua bicicleta de 108 kg, munida de cinto de segurança, retrovisor e até cozinha ambulante com espaço para alimentos e utensílios domésticos, Perereca chegou a Salvador na manhã desta quinta-feira, depois de percorrer mais de 30 mil km. Desde que saiu de Ararápolis, no Mato Grosso, onde trabalhava como palhaço de rodeio, o ciclista já passou pela região Sul, Uruguai, Argentina e Chile. No Brasil, o controle do trajeto percorrido por ele é feito pela Polícia Rodoviária Federal.
Decidi participar deste desafio depois de uma viagem ao Texas, nos Estados Unidos. Tive a ajuda de um patrocinador que pagou US$ 14 mil para inscrever meu nome junto ao Guinness, conta Perereca. A solidariedade de simpatizantes da causa do ex-palhaço de rodeio tem sido fundamental na busca do objetivo, diz ele. Em Salvador, Perereca contou com o apoio de Christian Silva, que ano passado o conheceu em uma viagem ao Rio Grande do Sul.
Eu estava em um posto de gasolina e vi a bicicleta dele, que me despertou a atenção. Me aproximei e acabamos fazendo amizade, explica Silva, que pagou as despesas da estadia de Perereca em um hotel da capital baiana, onde o ciclista permanece até a manhã desta sexta.
O encontro dos dois em Salvador, porém, não foi nada planejado. Eu estava passando pela avenida Paralela, por volta do meio-dia, quando reconheci a bicicleta dele. Falei: Não é possível, Perereca aqui em Salvador?. Foi aí que nos reencontramos, detalha Silva, que ainda comprou peças para a bicicleta de Perereca.
Se cumprir seu objetivo e percorrer os 42 mil quilômetros - 35 mil no Brasil e 7 mil no exterior - em mais cinco meses, Perereca vai faturar um prêmio de US$ 90 mil dólares pagos pelo Guinness Book. Ele conta que, em 2004, 15 ciclistas de diversos países iniciaram a competição. Desde então, 13 desistiram. Apenas ele e um americano ainda estão no páreo, mas Perereca, líder da corrida contra o tempo, leva vantagem de 3,7 mil km. O oponente, conta ele, se encontra na Argentina.
De Salvador, o ciclista peregrino vai para a região Norte: passa por Belém (PA), Macapá (AP), Boa Vista (RO) e Rio Branco (AC). Depois parte para o Estado de Goiás, passa por Brasília (DF) e retorna a Ararápolis (MT), cidade de onde partiu e ponto final da aventura de 42 mil quilômetros.
Veja vídeo da bicicleta de Perereca: