O Figueirense derrotou o Náutico por 2 a 1, neste sábado, no Estádio dos Aflitos, em Recife, pela 17.ª rodada do Brasileirão. Com a vitória, o time catarinense quebra uma seqüência de quatro jogos sem vencer e soma 24 pontos, enquanto o Náutico mantém os 18.
O time da casa começou a partida pressionando a defesa do Figueirense. Logo aos 4 minutos, Maurinho, estreando com a camisa pernambucana, chutou forte, dentro da área, obrigando o goleiro Wilson a fazer uma boa defesa. Mas foi o Figueirense que abriu o placar. Aos 7, Rafael Coelho chutou forte, de fora da área, no ângulo esquerdo do goleiro Eduardo, e marcou um belo gol.
Dez minutos depois, o meia Rafael Coelho assustou a zaga do Náutico ao cabecear, na pequena área, próximo à trave direita. E aos 26, a cabeceada acabou no fundo do gol. Em um cruzamento pela direita de Rodrigo Fabri, o mesmo Rafael Coelho escorou de cabeça e marcou seu segundo gol na partida, ampliando para o time catarinense.
Com dificuldades na finalização, o Náutico criou poucas oportunidades de gol e ainda enfrentou as boas defesas de Wilson. Na saída para o intervalo, os jogadores foram vaiados pela torcida. "A fase quando está ruim é assim. Temos que levantar a cabeça e tentar a reação", afirmou o lateral-direito Maurinho.
No segundo tempo, o Náutico mostrou um jogo mais ofensivo. Aos 4, Wellington foi derrubado dentro da área por Bruno Aguiar, que já tinha cartão amarelo. O árbitro Héber Roberto Lopes expulsou o zagueiro do Figueirense e marcou pênalti, que Gilmar converteu: 2 a 1.
O gol motivou a equipe pernambucana, que passou a atacar com mais objetividade. Ruy, ex-jogador do Figueirense, comandou o ataque, mas os erros nas finalizações impediram o empate. Na chance mais clara de gol, o meia tabelou com Gilmar e, dentro da pequena área, chutou para fora, aos 26. Com um jogador a menos, o time de Florianópolis recuou e segurou a vantagem no placar até o apito final.
Na quinta-feira, o Figueirense recebe o Botafogo no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Já o Náutico encara o Atlético-PR na Arena da Baixada, em Curitiba, na quarta-feira.
Ficha Técnica:
Náutico 1 x 2 Figueirense
Náutico - Eduardo; Maurinho, Negretti, Vágner, Everaldo (Itaqui); Ticão (Geraldo), Alceu, Ruy, Willian (Felipe); Gilmar e Wellington. Técnico: Pintado.
Figueirense - Wilson; Anderson Luís, Bruno Aguiar, Asprilla, William Mateus; Jackson, Rafael Coelho (Edu Sales), Leandro Carvalho e Cleiton Xavier; Rodrigo Fabri (Diego) e Tadeu (Bruno Perone). Técnico: PC Gusmão.
Gols - Rafael Coelho, aos 7 e aos 26 minutos do primeiro tempo; Gilmar (pênalti), aos 5 minutos do segundo tempo.
Árbitro - Héber Roberto Lopes (Fifa-PR).
Cartões amarelos - William, Ruy, Wellington, Jackson e William Mateus.
Cartão vermelho - Bruno Aguiar.
Renda e público - Não disponíveis.
Local - Estádio dos Aflitos, em Recife (PE).