Nada melhor para encerrar uma semana turbulenta do que enfrentar o lanterna do Brasileirão em casa. Num Palestra Itália bem longe de estar lotado, o Palmeiras passou tranqüilamente pelo Ipatinga por 2 a 0 neste domingo, voltou a ocupar um lugar no G-4 e, de certa forma, fez as pazes com a torcida.
Com o resultado em confronto válido pela 36.ª rodada, o time paulista volta para a zona de classificação à Libertadores de 2009, agora em quarto lugar, com 64 pontos. Já o time mineiro segue em último lugar, com apenas 34 pontos, e está praticamente rebaixado para a Série B.
Os gols no confronto deste domingo foram marcados no primeiro tempo. Kleber abriu o placar aos 13 minutos, em falha do goleiro Fernando. Depois, aos 37, foi a vez de Pierre deixar sua marca, em rebote de falta cobrada por Martinez na entrada da área.
O Palmeiras, que para garantir sua vaga na Libertadores do ano que vem precisará de mais dois triunfos, joga contra o Vitória fora de casa na próxima rodada. Já o Ipatinga encara o vice-líder Grêmio em casa.
CLIMA - Antes do jogo, só o goleiro Marcos teve o nome gritado pela torcida. No jogo contra o Flamengo, na rodada passada, Pierre e Kleber também haviam sido lembrados. O volante e o atacante responderam com belas atuações e um gol cada um.
"Comprometimento com o Palmeiras nunca faltou", declarou Pierre, que anotou pela segunda vez em 91 jogos pelo time. "Estamos tristes porque não dá mais para chegar ao título, mas não podemos desanimar."
Kleber tem o mesmo discurso. "A Libertadores era o objetivo e está sendo alcançado. Só faltam dois jogos, muito importantes, e agora não pode ter bola perdida."
Na partida deste domingo, o técnico Vanderlei Luxemburgo barrou Diego Souza pela primeira vez desde que Valdivia foi embora.
Ficha Técnica:
Palmeiras 2 x 0 Ipatinga
Palmeiras - Marcos; Maurício, Roque Júnior (Jéci) e Martinez; Fabinho Capixaba, Pierre, Sandro Silva, Evandro (Denílson) e Leandro; Kleber (Léo Lima) e Alex Mineiro. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Ipatinga - Fernando; Márcio Gabriel (Léo Silva), Gian, Silvio e Baroni; Augusto Recife, Leandro Salino, Júlio e Pablo Escobar (Luciano Mandi); Adeílson e Ferreira (Afonso). Técnico: Enderson Moreira.
Gols - Kleber, aos 13, e Pierre, aos 37 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos - Martinez, Leandro e Pierre (Palmeiras); Baroni, Pablo Escobar, Gian, Augusto Recife, Márcio Gabriel, Ferreira e Júlio (Ipatinga).
Cartão vermelho - Leandro Salino (Ipatinga).
Árbitro - Arílson Bispo da Anunciação (BA).
Renda - R$ 281.512,50.
Público - 10.042 pagantes.
Local - Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP).