O inglês Lewis Hamilton, da McLaren, voltou a cometer erros neste domingo no GP do Japão de Fórmula 1. Ele chegou em 12.º lugar na prova, vencida pelo espanhol Fernando Alonso. Foi a segunda vitória seguida do piloto da Renault. O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, chegou em 7.º e diminuiu em dois pontos a diferença para o inglês.
Hamilton lidera o Mundial com 84 pontos, seguido por Massa, com 79. O polonês Robert Kubica, da BMW Sauber, chegou em segundo lugar no Japão, somou 8 pontos e foi para 72. Os três pilotos estão na luta pelo troféu. Restam duas provas para o fim da temporada. No próximo domingo, dia 19, acontece o GP da China. O encerramento será no Brasil, em 2 de novembro.
Outros dois brasileiros estiveram na disputa no Japão e colheram resultados diferentes. Nelsinho Piquet, companheiro de Alonso, fez uma boa prova e acabou em quarto lugar. Rubens Barrichello, por sua vez, foi só o 13.º colocado.
O GP do Japão, um dos mais conturbados e emocionantes da temporada, ainda teve no pódio o finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, em terceiro - Kimi chegou aos 63 pontos e não tem mais chances matemáticas de ser campeão. Com isso, o piloto deve passar a ajudar Massa na briga pelo título do Mundial.
A prova no circuito japonês começou com Hamilton como o grande candidato ao triunfo. Mas apesar de sair na pole position, o inglês não confirmou o favoritismo e perdeu a ponta logo na largada para Raikkonen. Depois, tentou recuperar a posição e fechou o finlandês na primeira curva. A estratégia não adiantou e ele caiu para sexto.
Hamilton ficou justamente atrás de Felipe Massa, que se manteve em quinto. Quando ele conseguiu a ultrapassagem, acabou tocado pelo brasileiro, rodou e caiu para o último lugar. Para completar o domingo desastroso do inglês, ele ainda foi punido e obrigado a passar nos boxes pela fechada em Raikkonen na largada.
No ano passado, Hamilton também era favorito na briga pelo título do Mundial e chegou ao Japão com total favoritismo. No entanto, ele acabou sentindo a pressão, cometeu muitos erros e viu Raikkonen faturar o título no Brasil. Os erros deste domingo só aumentam as cobranças sobre o piloto da McLaren.
Sem Hamilton na disputa pela vitória e com o irregular carro de Felipe Massa, que foi punido com uma passagem nos boxes pelo toque em Hamilton, a disputa pela vitória ficou concentrada nos carros de Alonso, Kubica e Raikkonen. O polonês da BMW Sauber liderou a disputa até o primeiro pit stop.
Nos boxes, a Renault mostrou mais agilidade e novamente colocou Alonso na liderança. O espanhol, que venceu o último GP, em Cingapura, abriu boa distância para Robert Kubica e controlou a disputa até o final. Kubica, que foi pressionado por Raikkonen, também garantiu o seu sétimo pódio na temporada.
Massa, por sua vez, fez o máximo que pôde para colocar sua Ferrari na zona de pontuação. No entanto, rodou no final após toque em Sebastien Bourdais e só chegou em sétimo graças a uma penalização de 25 segundos dada ao francês, ao fim da prova.
Confira a classificação final do GP do Japão:
1.º - Fernando Alonso (ESP/Renault), 1h30min21s892
2.º - Robert Kubica (POL/BMW Sauber), 5s283
3.º - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 6s400
4.º - Nelsinho Piquet (BRA/Renault), 20s570
5.º - Jarno Trulli (ITA/Toyota), 23s767
6.º - Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso), 39s207
7.º - Felipe Massa (BRA/Ferrari), 46s758
8.º - Mark Webber (AUS/Red Bull), 50s811
9.º - Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber), 54s120
10.º - Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), 59s085
11.º - Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min02s096
12.º - Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min18s900
13.º - Rubens Barrichello (BRA/Honda), uma volta
14.º - Jenson Button (ING/Honda), uma volta
15.º - Kazuki Nakajima (JAP/Williams), uma volta
Não completaram a prova:
David Coulthard (ESC/Red Bull)
Timo Glock (ALE/Toyota)
Adrian Sutil (ALE/Force India)
Heikki Kovalainen (FIN/McLaren)
Giancarlo Fisichella (ITA/Force India)