Oscar Niemeyer dizia que a vida é assim, cada um vem, dá o seu recado e vai embora. Waldir Pires está no time dos que entram para a história do nosso tempo como um ícone da ética, dos princípios civilizatórios mais elevados, algo tão escasso nos nossos dias, com o tempero de uma imensa cordialidade pessoal (extensiva aos adversários).
Waldir tinha 91 anos de idade e 70 de vida pública, 40 dos quais o jornalista Emiliano José, que semana passada lançou o primeiro volume da biografia dele, compartilhou, diz que a firmeza na defesa dos princípios democráticos, da igualdade social, de gênero e raça o tornava uma pessoa especial:
– Ele nunca descansou. Vai descansar agora.
Último ato — Waldir, que até o ano passado ia na Lavagem do Bonfim sempre parando para tirar fotos, antigamente, e selfies, mais recentemente, fez sua última aparição pública quinta-feira passada, no Palácio Rio Branco, justamente no lançamento do primeiro volume do livro Waldir Pires, de Emiliano José.
A casa estava lotada. Cantaram os jingles de campanha dele, bateram palmas, a emoção dominou o ambiente. A jornalista Isabel Santos ouviu ele balbuciar, bem audível:
– Eu amo vocês todos.
Lá de Paramirim, um município seco, o prefeito Gilberto Brito (PSB) acena:
– Lá se foi um homem de bem. Foi ele quem começou a botar água encanada no sertão de Paramirim.
Requerimento de CPI valendo
A Mesa da Câmara dos Deputados rejeitou pedido assinado por 78 parlamentares que pediam a retirada do requerimento de criação da chamada Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Lava Jato, proposta pelo líder do PT, deputado Paulo Pimenta (RS).
Portanto, continua valendo o requerimento de criação da CPI, que gerou polêmica nesta semana por supostamente querer “matar a Lava Jato”.
Mais verba contra câncer
O governo federal ampliará em até R$ 18 mi a destinação de recursos à Liga Bahiana contra o Câncer, LBCC, entidade que mantém o Hospital Aristides Maltez. O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, afirmou que nos próximos dias deverá autorizar a operação. O dirigente tem visita marcada ao hospital no dia 6 de julho. Os novos recursos foram garantidos por Occhi após reunião com o superintendente do SBCC, Humberto Luciano Souza.
Privilégios em dieta
O chocolate encontrado na cela da Papuda, em Brasília, do ex-senador Luiz Estevão era de uma marca nacional, contou o delegado responsável pela operação, Thiago Boeing, e tratava-se de apenas uma caixa. O que contrasta com a apreensão anterior, que encontrou chocolate, cafeteira elétrica, cápsulas de café e massa importada.
Ao que parece, o “mandachuva” da Papuda está com os privilégios em dieta.
Amigos, amigos, chapa à parte pode esquentar
O deputado José Carlos Aleluia (DEM) minimizou a dificuldade em fechar a chapa da oposição, que confirmou Jutahy (PSDB) ao Senado, mas não decidiu sobre Irmão Lázaro (PSC).
– Não há racha, todos são amigos – disse.
Segundo Aleluia, o pré-candidato ao governo, Zé Ronaldo (DEM), quer uma “chapa boa” e entende a indefinição sobre o outro nome para o Senado como “natural”.
– É bom, porque se não houvesse perspectiva de vitória, não haveria disputa de posição, isso significa que nosso candidato está ganhando corpo – opinou.
Nacionalmente, Aleluia acredita que ACM Neto tem que manter as conversas com vários pré-candidatos à presidência da República.