colunalevi@gmail.com | Foto: Raphael Müller | Ag. A TARDE
As mudanças, segundo o gestor, serão finalizadas ainda esta semana
Embora não tenha revelado nomes, a deputada federal eleita e senadora em fim de mandato Lídice da Mata (PSB) revelou que já apresentou algumas sugestões para compor o secretariado na reforma administrativa do estado, no governo Rui Costa (PT).
O governador, por sua vez, não quis tratar sobre o assunto durante o cortejo da Lavagem do Bonfim, mas, no início da semana, já afirmou que mesmo o PSB ficando de fora da chapa majoritária e da disputa pela Presidência do Legislativo baiano, a sigla não será privilegiada na decisão. Disse, inclusive, que terá de harmonizar os desejos e pedidos das legendas amigas.
Poucas certezas - As mudanças, segundo o gestor, serão finalizadas ainda esta semana. Rui afirmou, também durante as comemorações do Nosso Senhor do Bonfim, que já conversou com todos os partidos para afunilar as articulações e definir os nomes que devem compor o secretariado e os principais postos em empresas.
A única certeza sobre a composição da reforma é de que a secretaria de Educação não terá indicação partidária.
Ainda assim, o governador explicou que o próximo titular da pasta poderá, sim, ser filiado a um partido político.
Em tempos de Bonfim, poucas são as certezas nas articulações políticas.
Fiel à pauta da educação
Um dia na Fonte Nova, outro dia no Bonfim. O deputado federal Bacelar, do Podemos, esteve bastante ocupado essa semana, nada que o impedisse de comentar algo sobre políticas públicas para educação. Uma das pautas recentes foi acesso às escolas.
– Evoluímos no acesso à educação: 94,2% das crianças e jovens de 4 a 17 anos estão frequentando as salas de aula. Isso é uma vitória.
Reunião antes da festa
Se ontem foi um dia atípico na política baiana, em que prefeito, governador, vereadores, senadores e deputados priorizaram a festa na Colina Sagrada, o senador e presidente do PSD na Bahia, Otto Alencar, destacou foi uma reunião. Otto revelou que iniciou o dia com um café da manhã com o governador Rui Costa, no Palácio de Ondina, onde também estavam secretários estaduais e políticos da base aliada.
Novo velho ataque
O PSol, que tenta emplacar a candidatura do deputado federal eleito Marcelo Freixo à presidência da Câmara, carregou ontem a artilharia contra o favorito Rodrigo Maia (DEM). No entendimento do PSol, reeleger Maia é reforçar a agenda política e economia de desmonte total dos direitos. Os mesmos famigerados argumentos de sempre. Enquanto isso, a militância pede por mais atitude, menos repeteco.
Rui e ACM juntos, parece milagre do Bonfim
Inimigos declarados, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), pareciam aliados e amigos de longa data, ontem, no ato de abertura das homenagens ao Senhor do Bonfim.
Estavam bem juntinhos no ato ecumênico, se abraçaram, se emocionaram e deram as mãos em um momento de oração. ACM Neto chegou a declarar que Rui o convidou para uma conversa num futuro não distante, mas não chegou a mencionar a pauta deste eventual encontro político.
Parecia milagre do Senhor do Bonfim.
Ali, durante as festividades, o encontro foi inevitável, mas nada de foto de um ao lado
do outro nas respectivas redes sociais.