Pular navegação e ir direto para o conteúdo

Política

Eleições

Vota Bahia

Qua, 08/08/2012 às 14:17 | Atualizado em: 08/08/2012 às 17:24

Disputa pela prefeitura tem ofensas virtuais e vandalismo

Biaggio Talento

Você:


Seu Amigo:


Para enviar para outro(s) amigo(s), separe os e-mails com ","(vírgula).

Ex.: nome@exemplo.com.br, nome@exemplo.com.br

Máximo 200 caracteres


(*) Todos os campos são obrigatórios

Reportar Erro:

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas pelo A TARDE preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Máximo 200 caracteres

(*) Todos os campos são obrigatórios

-A A+

Um verdadeiro vale tudo tem ocorrido na campanha eleitoral em Salvador antes do início do horário político da rádio e televisão, em 21 de agosto. Ataques "terroristas" são perpetrados contra placas  dos candidatos a prefeito espalhadas pela cidade. Na internet vídeos de propaganda negativa tem disputado espaço com os elogiosos.

A luta é mais acirrada entre os três nomes que apareceram na frente na primeira pesquisa de intenção de voto para prefeito: ACM Neto (DEM), Mário Kertész (PMDB) e Nelson Pelegrino (PT) cujas assessoria jurídicas tem atuado para tentar neutralizar os ataques. A assessoria de Neto,   anunciou que  entrará com uma representação na Polícia Federal, hoje, pedindo providências para que o órgão combata o vandalismo.  O DEM já contabiliza 80 das 350 placas móveis de ACM Neto destruídas. Dos 350 cartazes fixos, 60 já foram vandalizados. Os locais onde os ataques são mais frequentes são o bairro de Cajazeiras, avenidas de vale e a região do Dique do Tororó.

A advogada Lilian Reis, da candidatura de Neto, disse que a Polícia Federal tem a obrigação de controlar qualquer irregularidade na campanha. "O órgão precisa criar algum tipo de logística de fiscalização e punir os culpados pelo vandalismo", cobrou a advogada, sem querer acusar ninguém. "Entendemos que isso (vandalismo) faz parte do jogo, embora nossa candidatura prefira não jogar dessa forma", salientou.

Saiba mais

Mesmo sem apontar o dedo para algum suspeito, a campanha do DEM distribuiu nota, ontem, com uma imagem que registra o momento em que uma equipe, supostamente do PT, cobria com um cartaz do candidato Nelson Pelegrino uma propaganda legal de ACM Neto. O episódio ocorreu num muro da ladeira Cruz da Redenção no bairro de Brotas.

A assessoria da campanha de Pelegrino informou que vai apurar a denúncia e, se comprovar, punir o responsável porque a orientação é respeitar o material dos adversários para receber o mesmo tratamento.

Conforme a campanha do petista, 15% das placas móveis já foram danificadas. Na Avenida ACM, esse índice sobe para 50%.. No momento o PT não pretende pedir providências à polícia contra o vandalismo.

Internet - É na internet que essa guerra ocorre de forma mais "criativa". Várias páginas e mensagens, além de vídeos são produzidos para desmoralizar os candidatos. No Youtube, foram postados, ao menos, três vídeos em que Pelegrino é vaiado em público, um no evento do dia 1° de maio, na Praça Municipal em 2011, e na mesma festa, este ano, na Praça Castro Alves. Essa semana, postaram mais um em que o petista é vaiado por um grupo de professores do Estado quando saia de um bar no Largo Dois de Julho, centro de Salvador.

As peças mais agressivas, contudo, são as que vem sendo postadas contra Kertész e ACM Neto. Contra Neto foi postada a página "Ninguém é menino" no facebook, que teve versão no twitter "@ninguememenino", também com críticas e gozações contra o candidato do DEM. Elas foram retiradas do ar, ontem, por determinação da juíza juíza Maria Verônica Furtado, da 11ª Zona Eleitoral de Salvador. Alguém criou no Facebook a página "Mário Kertész não te quero mais" onde estão acusações de irregularidades supostamente praticada pelo peemedebista na sua segunda gestão de prefeito, além de montagens de imagens grosseiras.

No Youtube, os vândalos postaram uma nova versão de um vídeo da campanha do candidato onde ele aparece conversando com um motorista de táxi sobre os problemas de Salvador. Nessa versão pirata, Kertész foi dublado e diz que foi bom demais ser prefeito mas para ele e não para a cidade.

comentários(0)
  • comentar

    Esqueceu sua senha?

    Digite aqui seu e-mail

    Esqueceu seu login e/ou senha?

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

outras notícias

29/07/2014 às 00:00

TRE apreende 638 placas irregulares na Paralela - Foto: Joá Souza | Ag. A TARDE

TRE apreende 638 placas irregulares na Paralela

21/07/2014 às 07:35

Lídice da Mata tem placas destruídas no Dique do Tororó - Foto: Fernando Amorim | Ag. A TARDE | 02.07.2014

Lídice da Mata tem placas destruídas no Dique do Tororó

18/07/2014 às 10:07

Guerra dos muros na campanha da capital baiana - Foto: Lúcio Távora | Ag. A TARDE

Guerra dos muros na campanha da capital baiana

08/07/2014 às 09:48

Suplentes assumem em lugar de vereadores em Salvador - Foto: Margarida Neide | Ag. A TARDE

Suplentes assumem em lugar de vereadores em Salvador

< >

Imprimir

imagem

Antes de imprimir lembre-se da sua responsabilidade e comprometimento com o meio ambiente.

Se preferir, envie por e-mail ou gere um arquivo em .pdf

Deseja realmente imprimir? nãosim

Botão Fechar
Copyright © 1997 - Grupo A TARDE.Todos os direitos reservados.
Rua Prof. Milton Cayres de Brito n° 204 - Caminho das Árvores - Salvador/BA. CEP: 41.820 - 570 Tel.: ( 71 ) 3340 - 8500 | Redação: ( 71 ) 3340 - 8800
últimas notícias