Qui , 20/09/2012 às 18:00 | Atualizado em: 20/09/2012 às 18:00
Yara Aquino | Agência Brasil
Dados do estudo Vozes da Classe Média, divulgados nesta quinta-feira, 20, pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, dão conta de que aproximadamente 80% dos novos integrantes da classe média brasileira são negros.
Nos últimos dez anos, a classe média teve um crescimento de 38% e hoje abrange 53% da população, o que significa 104 milhões de brasileiros.
"Uma das característica da classe média é que os grupos que entraram eram os que estavam menos representados. Agora ela [classe média] é muito mais heterogênea do que era há dez anos. As empregadas domésticas que eram uma fração menor ampliaram a participação, os negros aumentaram. Quase 80% do aumento na classe média referem-se à população negra", disse o secretário de Assuntos Estratégicos da SAE, Ricardo Paes de Barros.
Com esse aumento, a representatividade entre negros e brancos na classe média ficou equilibrada. Um total de 53% da classe média é formada por negros e 47% por brancos. O estudo registra que esse equilíbrio, no entanto, não significa que as desigualdades raciais foram superadas, uma vez que perduram nas demais classes. Na classe alta, 69% são brancos e 31%, negros e na classe baixa 69% são negros e 31%, brancos.
O estudo identificou também relações entre o emprego e a classe média. Dos trabalhadores ocupados - formais e informais -, 57% estão na classe média. Quando se leva em conta apenas os trabalhadores formais, esse número sobre para 58%.
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.
A maioria das empresas multinacionais vê a América Latina...
Num momento em que as expectativas de crescimento para a...
A Swiss Re identificou o Brasil e o México como dois dos...
O aumento dos preços dos alimentos ao longo dos últimos...

Empresas do grupo
Iniciativas
Copyright © 1997 - 2012 Grupo A TARDE.Todos os direitos reservados.
ivonildo da cruz pita, 20/09/2012 às 19:21
certo, porém O SENHOR LULA em seu discurso na praça CASTRO ALVES na sexta feira passada, o SENHOR LULA, disse que não precisa dos votos dos que tem condições, sendo assim o SENHOR LULA deu um tiro em seu príoprio pé.