As forças iraquianas de segurança assumirão em julho a responsabilidade pela manutenção da lei e da ordem na província de Muthana, no sul do país, afirmou hoje o primeiro-ministro do Iraque, Nouri al-Maliki. Tropas japonesas sem autorização para engajar-se em operações de combate estão atualmente em Muthana.
A decisão foi anunciada depois de uma reunião entre Maliki e o embaixador do Japão em Bagdá. A medida, porém, não significa necessariamente que as forças da coalizão militar estrangeira presente no país terão de se retirar de Muthana, ressalvou Maliki.
De acordo com o primeiro-ministro, a intenção do governo iraquiano é assumir a responsabilidade pela segurança nas 14 províncias do país árabe dentro de um ano e meio. Estão presentes em Muthana, província pela qual Maliki pretende iniciar esse processo, soldados do Japão, da Austrália e da Grã-Bretanha.
Em Londres, o gabinete do primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Tony Blair, confirmou que a responsabilidade pela segurança na província de Muthana será repassada às forças iraquianas.