Homens armados a bordo de dois carros atacaram um microônibus que viajava para a Bagdá hoje, matando sete passageiros, inclusive uma criança, informou a polícia local. O ônibus havia deixado a cidade xiita de Khalis e foi atacado quando passava pelos arredores do bastião sunita de Baquba, 60 quilômetros a nordeste de Bagdá.
O ataque expõe a continuidade da violência sectária e da instabilidade que afligem a província de Diyala, logo ao norte de Bagdá, num aparente reflexo de uma campanha de segurança iniciada há três meses na capital iraquiana.
Mais ataquesNa zona oeste de Bagdá, a explosão de uma bomba perto de um grupo de soldados que participavam de uma patrulha deixou três militares mortos e dois feridos. Enquanto isso, uma cápsula de morteiro explodiu na tarde de hoje no telhado do Parlamento iraquiano, situado na Zona Verde, uma área fortificada de Bagdá, disse o deputado Sabah Al-Saadi. Não há informações sobre vítimas.
Nas últimas semanas, a Zona Verde foi alvo de uma série de ataques de foguete e de salvos de morteiro. A área abriga a sede do governo e do Parlamento locais, além de importantes ministérios e das embaixadas de países aliados do Iraque, inclusive a dos Estados Unidos.