E uma pena ver o estado em que se encontra o solar onde funcionou por muitos anos o Colégio Nossa Senhora de Lourdes, no bairro de Nazaré. Trata-se de uma majestosa construção do tempo do império, localizada em uma área estratégica da cidade, e que depois de restaurada poderia se transformar em centro de cultura, escola técnica ou alojar serviços públicos. Atualmente a construção esta servindo de esconderijo para todo tipo de pessoas, constituindo-se em um risco para o bairro. Será que nenhuma autoridade tem sensibilidade para enxergar isso? Uma parceria público-privada certamente resolveria esse problema e devolveria para a cidade um pedaço da sua história. Claudio Morais de Santana, claudiosantanadinho@gmail.com
"Analfaweb x Crap Blue"
"Analfaweb" é a denominação que eu convencionei dar às pessoas que não têm intimidade com o computador ou com as redes sociais, como eu, que escrevo ao jornal de próprio punho. E o "Crap Blue", por sua vez, refere-se aos que não estão preocupados com as redes de esgoto nos grandes centros. Pois que, após ter permanecido por quase duas décadas em Salvador - entre o final da década de 80 e início dos anos 2000 -, sempre que posso volto à terrinha para matar a saudade. Com isso, neste último final de ano, as minhas idas e vindas entre São Paulo e Salvador completaram 36 anos, em que pude constatar a continuidade da "barbárie ambiental" do Costa Azul, que polui uma praia tão importante da cidade através da rede de esgoto que é lançado ao mar. Luiz Carlos Ribeiro (carta via correio)
Título de cidadão
Lendo a reportagem Deputado recebe título sob protesto em Salvador, da jornalista Patrícia França, fiquei me perguntando o que esse senhor fez em benefício de nossa capital. Alguém sabe? Paulinho da Força, presidente do Solidariedade, merece ser considerado o mais novo cidadão soteropolitano? Hilário, para não dizer ridículo! Acredito que os edis de Salvador deveriam ser mais criteriosos ao conceder esse título. Maria Themis da Rocha Sousa, mthrsousa@yahoo.com.br
Cras Boca do Rio
Em relação à denúncia do senhor Luiz Ribeiro dos Santos, sobre atraso no pagamentos das contas do Cras Boca do Rio, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps) esclarece que de julho até novembro ficou sem poder efetuar o pagamento e assinar contrato, pois o proprietário estava com dívidas no Cadastro Informativo Municipal (Cadin). No dia 4 de novembro, após a regularização das dívidas por parte do proprietário, a Semps realizou o pagamento das parcelas de julho a dezembro, no valor de R$ 6 mil cada, totalizando R$ 36 mil, pagas em duas parcelas de R$ 18 mil cada, sendo a primeira efetuada no dia 22/12 e a segunda realizada no dia 24/12. Vale ressaltar que, quanto ao IPTU, o proprietário só tem isenção no ano subsequente à assinatura. Já as contas de água e luz são efetuadas pela secretaria e estão regularizadas. A Semps informa ainda que o imóvel não está apto para conclusão do devido contrato, pois o mesmo encontra-se pendente de apresentação do inventário por conta do proprietário. Ascom Semps, ascomsemps@gmail.com
Pílula do Câncer
"A medicina mudou mais nos últimos 50 anos que nos cinco séculos precedentes!". De tal forma que não há lugar para "achismos", indicações terapêuticas, por exemplo, sem evidências rigorosamente científicas. No caso em questão do câncer, principalmente, desde quando não sendo mais sinônimo de sofrimento e morte contínua, entretanto, altamente traiçoeiro. Aliás, famigerada moléstia - à guisa de informação - que não é uma só doença e sim um conjunto delas, mais de 100! Desaconselhável, por conseguinte, desastroso mesmo, que até o presente desenvolvimento da ciência qualquer canceroso abandone as orientações do seu confiável oncologista e, então, embarque no uso de medicamento que ainda não esteja reconhecido como realmente benéfico pela maioria das categorizadas instituições dedicadas ao combate desse "grande mal". Lembrai-vos! Waldo Robatto, wrobatto@bol.com.br
'Celebrity' elogiada
Fiz recentemente, com meu marido, um cruzeiro marítimo pelo Cone Sul (Argentina, Uruguai e Chile) no 'Infinity' e quero utilizar este espaço para elogiar o comportamento da 'Celebrity', empresa proprietária do navio, em relação a um episódio acontecido com uma de nossas malas. Ao recebê-la na cabine, quando do embarque em Buenos Aires, para o início da viagem marítima, percebi que estava com um dos elos em que se encaixa o cadeado quebrado, provocado pelo transporte do porto para o navio. De imediato, comuniquei o problema à recepção do 'Infinity', esclarecendo que, para não ficar com a mala aberta - e, portanto, vulnerável durante os 14 dias do cruzeiro - teria que comprar outra, o que foi feito na capital argentina. A 'Celebrity' se comprometeu a consertá-la e, como não conseguiu, depositou na minha conta, como crédito e a título de indenização, US$ 100. Os atenciosos funcionários Rodrigo Jacob e Itamara Virgínio, brasileiros, e Vanessa Jeremias, portuguesa, integrantes do 'Guest Relations' (Relações com o cliente) do 'Infinity', foram decisivos para a solução do problema. Lídia Silva de Matos, lidias.matos@hotmail.com