Pular navegação e ir direto para o conteúdo

Fale com a Redação

Qua, 15/08/2012 às 01:13 | Atualizado em: 15/08/2012 às 01:25

Debate é marcado por promessas e críticas

Regina Bochicchio

Você:


Seu Amigo:


Para enviar para outro(s) amigo(s), separe os e-mails com ","(vírgula).

Ex.: nome@exemplo.com.br, nome@exemplo.com.br

Máximo 200 caracteres


(*) Todos os campos são obrigatórios

Reportar Erro:

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas pelo A TARDE preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Máximo 200 caracteres

(*) Todos os campos são obrigatórios

-A A+
  • Margarida Neide | Agência A TARDE

    Prefeituráveis protagonizaram mais um confronto de propostas e provocações

O segundo debate entre os prefeituráveis de Salvador, promovido pela TV Aratu na noite desta terça, 14, foi marcado  por promessas e por críticas dos adversários ao candidato ACM Neto (DEM), que lidera a pesquisa de intenções de voto do Ibope  com 40% .

Segundo o candidato peemedebista,  Mário Kertész, Neto não fala a verdade quando diz que Salvador pode "andar com as próprias pernas" referindo-se à arrecadação financeira. Aliás, de onde tirar recursos para cumprir suas promessas de campanha foi provocação recorrente a Neto durante o debate.

Enquanto o democrata afirmava, por exemplo, que sua ideia é "racionalizar despesas de Salvador, acabar com desperdício, corrupção zero, rever contratos", Kertész desdenhava com expressões, como "com que roupa?", e acenos de cabeça e sorrisos provocativos. O peemedebista afirmou que o democrata "está engabelando" a população. "Não adianta dizer que Salvador anda com as próprias pernas. Não é verdade, não é verdade!", repetia.

Mais municiado no segundo bloco, com números oficiais da prefeitura, questionado pelo jornalista de A TARDE, Biaggio Talento, que repercutiu indagação do prefeito João Henrique Carneiro (PP), de que é fácil prometer e que difícil é saber de onde tirar dinheiro para executar, ACM Neto, respondeu acusando a "gastança" da atual administração com despesas correntes.

O candidato petista, Nelson`Pelegrino,  também não se salvou das críticas de Kertész ao lembrar que o deputado  teve influência na secretaria de Saúde no primeiro mandato do prefeito João Henrique Carneiro (PP) cuja avaliação é muito ruim, segundo os  prefeituráveis. 

Pelegrino enfatizou durante todo o debate a importância do alinhamento  com os governos estadual e federal. E, como todos os outros candidatos, fez críticas ao prefeito João Henrique (PP).

A participação de Bispo Marinho (PRB) foi amena, exceto quando acusou Kertesz de preconceito religioso. E coube a Da Luz  as maiores surpresas, quando, por exemplo, perguntou ao candidato do PSOL, Hamilton Assis, se haveria luta armada em Salvador. Ao que Hamilton respondeu que isso só está na cabeça dele.  Hamilton  afirmou  que as "máfias" do setor imobiliário, do lixo e do transporte, financiam as campanhas e, depois, cobram a fatura durante os mandatos.

Sugeriu, ainda, que vereadores teriam sido "comprados" para aprovar a nova Lei de Ordenamento e Uso do Solo (LOUOS), votada na Câmara Municipal no final do ano passado e, atualmente, suspensa em caráter liminar pelo  Judiciário baiano.

Bastidores - O movimento no Alto da Federação, defronte à TV Aratu parecia festa de largo. Grupos com bandeiras e palavras de ordem digladiavam para ver quem gritava mais alto o nome dos candidatos. Isso tudo ao som de ritmos como arrocha e  pagode, com os jingles dos prefeituráveis.

O candidato Mário Kertéesz (PMDB) foi o primeiro a chegar aos estúdios da TV Aratu, acompanhado da esposa, do vice Nestor Neto e do deputado estadual, Luciano Simões. O ex-ministro Geddel Vieira Lima chegou depois de Kertész .

O segundo a chegar foi o candidato do PSOL, Hamilton Assis, acompanhado da vice, Nise (PSTU) e dos candidatos a  vereador Hilton Coelho e Marcos Mendes.  Disse que estava ali "preparado para a guerra". O bispo Marcio Marinho (PRB) chegou logo depois, também acompanhado da esposa. Na sequência, o candidato Da Luz, que voltou a falar do aerotrem durante o debate.

O candidato ACM Neto (DEM) chegou acompanhado dos correligionários o ex-governador Paulo Souto, o presidente estadual do partido, José Carlos Aleluia e do líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado Paulo Azi . Já Pelegrino, o último a chegar, foi acompanhado da esposa, do senador Walter Pinheiro e do ex-governador Waldir Pires.

comentários(2)
  • + recentes
  • + votados
  • comentar

    Esqueceu sua senha?

    Digite aqui seu e-mail

    Esqueceu seu login e/ou senha?

Adriano Chaves, 09/09/2012 às 10:46

Mario kértsz parece sinalizar ao PT um possível apoio se houver 2º turno, em troca de alguma secretaria. As vezes parece que só entrou na disputa para aventurar, ou pra medir a capacidade política. Não tem seriedade politica para o cenário atual de Salvador.

Luciana Amaral, 15/08/2012 às 15:26

Finalmente um deabate de verdade, pena que só Mário Kertész e ACM Neto deixaram ele mais quente, percebi que Pelegrino tava com ua cara de derrame, que Marinho quis jogar a igreja contra MK a troca de nada, e que ACM Neto é MUITO nanico e que só vai fazer rever contratos no seu governo..

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

outras notícias

17/07/2014 às 09:10

Candidatos ao governo do Estado debatem segurança - Foto: Fotos: Ag. A TARDE

Candidatos ao governo do Estado debatem segurança

11/07/2014 às 19:04

Candidatos ao governo debatem segurança na Reitoria da Ufba - Foto: Montagem | Ag. A TARDE

Candidatos ao governo debatem segurança na Reitoria da Ufba

25/07/2014 às 07:54

Veja a agenda desta sexta dos candidatos ao governo da Bahia

Lídice da Mata (PSB) Concede entrevistas à rádio Cruzeiro...

24/07/2014 às 00:00

Agenda: candidatos ao governo baiano intensificam campanha

Lídice da Mata (PSB) Concede entrevistas nas rádios...

< >

Imprimir

imagem

Antes de imprimir lembre-se da sua responsabilidade e comprometimento com o meio ambiente.

Se preferir, envie por e-mail ou gere um arquivo em .pdf

Deseja realmente imprimir? nãosim

Botão Fechar
Copyright © 1997 - Grupo A TARDE.Todos os direitos reservados.
Rua Prof. Milton Cayres de Brito n° 204 - Caminho das Árvores - Salvador/BA. CEP: 41.820 - 570 Tel.: ( 71 ) 3340 - 8500 | Redação: ( 71 ) 3340 - 8800
últimas notícias