Além de Vitória da Conquista, haverá segundo turno em outros 38 municípios do interior de 19 estados da Federação. A grande expectativa é saber qual será o desempenho dos partidos quando os votos forem totalizados, a partir das 17 horas deste domingo, 30.
Caso o peemedebista Herzem Gusmão saia vencedor do pleito, como mostram as pesquisas, ele reforçará o ranking do PMDB, que fez 1.021 prefeitos em 2012 e este ano elegeu 1.028, mantendo-se como o partido com maior número de prefeituras no País.
Já o PT, partido do candidato Zé Raimundo, elegeu 638 prefeitos em 2012, mas só conquistou 256 cidades este ano, passando a ser o
décimo colocado no ranking dos partidos.
Com base em dados do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), A TARDE fez um levantamento nos 36 municípios onde haverá segundo turno e constatou que o PSDB será a legenda que disputará o maior número de prefeituras – com 11 candidatos ao todo.
O PSDB disputará, entre outras, a prefeitura de Blumenau (SC), Jundiaí (SP) e Caruaru (PE). Em seguida vem o PMDB, com oito candidatos a prefeito, como Duque de Caxias (RJ), Juiz de Fora (MG) e Cariacica (ES).
PSB e PPS concorrerão em seis prefeituras do interior. PT, PSD, PDT e PRB em cinco, e PR, PV e PTB em quatro. Já o DEM, a REDE, e o PSOL terão candidatos a prefeito em três municípios.