Pular navegação e ir direto para o conteúdo

Fale com a Redação

Seg, 17/09/2012 às 18:19

Aécio diz que tem 'cautela' em vincular Lula ao mensalão

Marcelo Portela

Você:


Seu Amigo:


Para enviar para outro(s) amigo(s), separe os e-mails com ","(vírgula).

Ex.: nome@exemplo.com.br, nome@exemplo.com.br

Máximo 200 caracteres


(*) Todos os campos são obrigatórios

Reportar Erro:

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas pelo A TARDE preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Máximo 200 caracteres

(*) Todos os campos são obrigatórios

-A A+

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) voltou a usar nesta segunda o julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para atacar o PT. O tucano avalia que o caso ainda terá "desdobramentos" no cenário político brasileiro, mas afirmou que tem "muita cautela" em vincular o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o escândalo. Em sua edição do último fim de semana, a revista Veja divulgou que o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza teria relatado a "amigos, parentes e associados" que o petista teria envolvimento com o esquema.

Aécio ressaltou que não tem informações "além daquelas" publicadas. "Acho apenas que esse episódio vai ter ainda desdobramentos. Vamos aguardá-los com cautela", disse o parlamentar, que declarou ainda não "torcer" para que todos os acusados sejam punidos "apenas por serem meus adversários". "Acho que independentemente de partidos políticos, quem agiu com irresponsabilidade, quem utilizou o mandato, o poder público para benefícios pessoais ou partidários, deve pagar", disse, sem citar nomes.

Em relação ao PT, porém, o tucano voltou a acusar a legenda de usar verbas públicas em benefício do próprio "projeto partidário". "O que estamos vendo, efetivamente é que, durante um determinado período do governo do PT, houve sim a utilização de recursos públicos para atender aos interesses de um partido", disparou. "O PT inverteu a lógica de que os partidos políticos devem estar a serviço de um projeto de País. Colocou o País a serviço do seu projeto de poder", acrescentou.

O parlamentar, cotado para disputar a Presidência da República em 2014 pelo PSDB, já havia citado o mensalão para atacar o PT em resposta a críticas de Lula. Sem citar diretamente o senador, o ex-presidente fez ironias com a gestão de Aécio no governo mineiro ao participar de comício do candidato petista à prefeitura de Belo Horizonte, Patrus Ananias. Na ocasião, o tucano acusou o PT de se "apropriar de empresas públicas" para atender a interesses partidários.

Nesta segunda, o tucano avaliou que o Supremo faz um trabalho "absolutamente técnico" ao julgar o mensalão e afirmou acreditar que o País "sobe de patamar no que diz respeito a essas questões éticas, às questões morais" com o processo, considerado por ele um "demarcador de águas". "aqueles que forem culpados devem pagar, os que forem inocentes devem ser inocentados, mas sem qualquer tipo de pressão. O Supremo deve julgar com absoluta imparcialidade", afirmou.

comentários(0)
  • comentar

    Esqueceu sua senha?

    Digite aqui seu e-mail

    Esqueceu seu login e/ou senha?

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

outras notícias

22/10/2014 às 17:24

Aécio: Lula não está disputando a eleição e eu ignoro - Foto: Igo Estrela/Coligação Muda Brasil

Aécio: Lula não está disputando a eleição e eu ignoro

20/10/2014 às 20:13

Aécio e Lula reforçam campanhas em MS

No maior dos dois Estados em que PSDB e PT disputam...

18/10/2014 às 13:17

Em BH, Lula dispara críticas a Aécio Neves e FHC

Neste sábado, 18, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da...

22/10/2014 às 21:52

Caminhada na Esplanada defende candidatura de Aécio

A Esplanada dos Ministérios, em Brasília, foi palco de...

< >

Imprimir

imagem

Antes de imprimir lembre-se da sua responsabilidade e comprometimento com o meio ambiente.

Se preferir, envie por e-mail ou gere um arquivo em .pdf

Deseja realmente imprimir? nãosim

Botão Fechar
Copyright © 1997 - Grupo A TARDE.Todos os direitos reservados.
Rua Prof. Milton Cayres de Brito n° 204 - Caminho das Árvores - Salvador/BA. CEP: 41.820 - 570 Tel.: ( 71 ) 3340 - 8500 | Redação: ( 71 ) 3340 - 8800
últimas notícias