Centro Norte Baiano

Da Redação Sex , 13/09/2019 às 08:33 | Atualizado em: 13/09/2019 às 08:40

Policlínica Regional de Saúde é inaugurada em Jacobina



A Policlínica Regional de Saúde em Jacobina, inaugurada na quinta-feira (12), pelo governador Rui Costa, vai contemplar os moradores de 17 municípios, que passam a contar com 21 especialidades de exames médicos, oferecidos gratuitamente. A nova unidade – a 12ª entregue pelo Governo na Bahia – contou com um investimento de R$ 23 milhões, entre obras, equipamentos e micro-ônibus, que farão o transporte de pacientes. A policlínica começa a funcionar na segunda-feira (16). Além da unidade de saúde, oito micro-ônibus e duas ambulâncias foram entregues à população.

"Agradeço a parceria com cada um desses municípios. O investimento é de 100% do Governo do Estado em equipamentos e na obra. Mas, a partir da inauguração, o custeio e a manutenção são de responsabilidade do Consórcio Regional de Saúde, que é composto pelo Estado e pelos municípios. A partir de hoje, o custeio mensal é dividido, uma parte do Estado da Bahia e outra parte das prefeituras", explicou Rui que, na oportunidade, recebeu o título de cidadão jacobinense.

Os consórcios e as policlínicas, completou Rui, são uma forma nova e mais inteligente de fazer a gestão pública da Saúde. "Esse consórcio é um exemplo do que é feito nos países ricos para oferecer uma saúde pública de qualidade. Um equipamento desse custa caro para construir e custa caro para manter. Por isso, escolhemos o caminho mais acertado. Em outubro, iremos inaugurar mais uma, em Senhor do Bonfim", destacou.

O consórcio que vai administrar a unidade é formado pelos municípios de Caém, Caldeirão Grande, Capim Grosso, Jacobina, Mairi, Miguel Calmon, Mirangaba, Ourolândia, Piritiba, Quixabeira, São José do Jacuípe, Saúde, Serrolândia, Umburanas, Várzea da Roça, Várzea Nova e Várzea do Poço.

Estrutura – Ao todo, 67 profissionais atuarão para dar assistência à população. São médicos, enfermeiros, psicólogo, farmacêutico, nutricionista, ouvidor, assessores técnicos, assistente social, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia e assistentes administrativos. As especialidades oferecidas no equipamento são diversas, como Angiologia, Cardiologia, Endocrinologia, Gastrenterologia, Neurologia, Ortopedia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Ginecologia/Obstetrícia, Mastologia e Urologia.