Centro Sul Baiano

Da Redação Seg , 11/11/2019 às 11:41 | Atualizado em: 11/11/2019 às 11:43

Vitória da Conquista sedia I Mostra de Experiências da Atenção Primária à Saúde



O município de Vitória da Conquista sedia a primeira edição da Mostra de Experiências da Atenção Primária à Saúde da Macrorregião Sudoeste, organizada pelo Núcleo Regional de Saúde Sudoeste, da Secretaria da Saúde do Estado (SESAB). O encontro, que terá como tema central “Atenção Primária à Saúde: básica ou complexa?”, será realizado nos dias 19, 20 e 21 de novembro, no Complexo de Saúde de Vitória da Conquista, localizado na Avenida Olívia Flores, nº 3000, Bairro Candeias. O evento contará com a presença do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, na mesa de abertura.

A expectativa dos organizadores é que o evento reúna 500 participantes ligados à Atenção Básica e Vigilância em Saúde, entre os quais equipes da Atenção Básica (e-AB), de Saúde da Família (eSF), de Saúde Bucal (eSB), de Núcleo Ampliado de Saúde da Família, de Atenção Básica (NASF-AB), de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS), de Consultório na Rua (eCR) e da Atenção Básica Prisional (eABP), bem como profissionais vinculados à gestão municipal (coordenadores e apoiadores institucionais da Atenção Básica, coordenadores de Vigilância à Saúde e secretários municipais de Saúde) e à gestão regional (BRS/NRS-Sudoeste).    

 

A I Mostra de Experiências da Atenção Primária à Saúde da Macrorregião Sudoeste da Bahia tem como objetivo promover uma discussão a partir das experiências vivenciadas nos territórios acerca da complexidade do fazer da Atenção Primária à Saúde na coordenação do cuidado e ordenamento das Redes de Atenção à Saúde (RAS). Ainda segundo os organizadores, “o evento visa promover espaços de qualificação da atenção e gestão mediante a discussão de experiências exitosas vivenciadas no cotidiano profissional, de modo a dar visibilidade às iniciativas inovadoras desenvolvidas pelas equipes de saúde da Atenção Primária à Saúde (APS) na macrorregião e incentivar a produção e disseminação do conhecimento técnico-científico”. 

Além da apresentação de trabalhos, o evento ofertará minicursos, atividades de educação popular em saúde na tenda Paulo Freire, palestras e mesas redondas com convidados de referência nacional na temática da Atenção Primária à Saúde. Mais informações no endereço www.mostraaps.com