Claudia Lessa Qua , 11/07/2018 às 16:30 | Atualizado em: 11/07/2018 às 16:33
Estudantes do Ensino Fundamental da Escola José Augustinho Porto, no distrito de Baraúna, zona rural de Barreiras, participam da terceira edição do projeto “Conhecendo o campo”, promovido pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA). Durante a atividade, esta semana, os alunos aprofundaram seus conhecimentos sobre o processo da cultura do algodão produzido no Estado na visita que fizeram ao laboratório, onde aprenderam a identificar, por meio de microscópio, doenças e pragas que atingem as lavouras de algodão, como bicudo, lagarta da maça e helicoverpa. Ao final, eles participaram de uma atividade lúdica com a simulação de uma colheita manual no campo.
Lauren Pereira, 10, 5º ano, falou sobre a experiência de conhecer o processo que envolve o algodão, desde a produção até a sua comercialização. “Já tinha visto uma plantação, mas nunca havia entrado em uma plantação para colher. Gostei muito”, conta a aluna. A vice-diretora da unidade escolar, Arleide Queiroz, ressalta a importância da ação. “Estou encantada com o projeto da ABAPA. Percebi que nossos estudantes saem mudados ao conhecer um pouco mais sobre a agricultura e do que é produzido em nossa região”, declara a gestora.
O presidente da ABAPA, Júlio Busato, reforça que a entidade, por meio desse projeto, busca evidenciar toda a estrutura de pesquisa e tecnologia que envolve a produção de algodão, além da importância da cultura da fibra para a geração de riqueza e de empregos para todo o Oeste da Bahia. Para garantir a produtividade no algodão, que nesta safra teve uma média de 300 arrobas por hectare e é a segunda melhor da história da região, Busato ressaltou a necessidade de investimento por parte dos agricultores em todo o processo, desde a escolha de cultivares adequadas ao clima, solo e resistente a pragas, até o manejo adequado para reduzir as pragas nas lavouras. “A Bahia deverá colher 1,2 mil toneladas na safra 2017/2018, sendo 481 mil toneladas em pluma”, afirma Busato.