Metropolitana

Da Redação Sáb , 12/05/2018 às 16:56 | Atualizado em: 12/05/2018 às 18:04

Festa do Bembé acontece até domingo em Santo Amaro



O município de Santo Amaro sedia até domingo (13) o Bembé do Mercado, um evento com 129 anos de história que reúne povos de terreiros do Recôncavo Baiano em celebrações do candomblé pelas ruas da cidade e no barracão montado no Largo do Mercado. Além disso, o Bembé conta com apresentações culturais de grupos de manifestações populares, como capoeira, samba de roda, samba chula e Lindro Amor. O ponto alto é a entrega do presente à Iemanjá, às 11h do domingo, na Praia de Itapema. A festa conta com o apoio do Governo do Estado por meio das Secretarias do Turismo (SETUR) e Cultura (SECULT).

Também conhecida como Candomblé da Liberdade, a comemoração é realizada desde 1889, quando negros saíram às ruas de Santo Amaro para agradecer aos orixás a libertação da escravatura, ocorrida um ano antes. Com o passar dos anos, a festa se consagrou como um dos principais atrativos do turismo étnico-afro na Bahia.

Patrimônio imaterial

O Bembé do Mercado é patrimônio imaterial decretado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), desde 2012. A tradição cultural da festa e sua relação com o turismo foram discutidas durante a primeira edição do Fórum de Fortalecimento do Bembé do Mercado, na sexta-feira (11), no teatro Dona Canô. “Nosso objetivo é mostrar que o Bembé do Mercado pode ser economicamente sustentável e atrai turistas, mantendo seus valores religiosos e culturais”, afirmou a coordenadora de Turismo Étnico da SETUR, Tâmara Azevedo.