Metropolitana

Claudia Lessa Qua , 10/10/2018 às 08:28 | Atualizado em: 10/10/2018 às 08:30

Cacheira sedia a 8ª edição da FLICA a partir desta quinta-feira



Começa nesta quinta-feira (11) a 8ª Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA). O evento contará com uma ampla programação gratuita nas áreas de Cultura, Educação, Turismo e Cidadania, promovidas pelo governo do Estado. As atividades das secretarias e órgãos estaduais serão realizadas na sede da Fundação Hansen Bahia, onde funcionará o Espaço Educar para Transformar. O público poderá participar de bate-papo com a escritora homenageada da festa, Conceição Evaristo, e de conversa com influenciadores digitais, como a Tia Má (Maíra Azevedo).

Na programação, que segue até domingo (14), destaque para as oficinas de escrita criativa, promovidas pela Fundação Pedro Calmon (FPC) e pela Secretaria de Educação. A FPC também estará presente com sua Biblioteca de Extensão. Também haverá oferta dos serviços móveis do SAC e das Secretarias Estaduais de Políticas para as Mulheres (SPM) e de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI).

Já a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (SETUR) promoverá palestras diárias com especialistas sobre a história da cidade e visitas guiadas. Com isso, o turista pode aproveitar para conhecer mais sobre edifícios e monumentos históricos da cidade situada no Recôncavo Baiano. O objetivo, segundo o secretário estadual do Turismo, José Alves, é incrementar o receptivo turístico, oferecendo conteúdo mais qualificado dos fatos históricos do local. “A ideia é nos aproximarmos do universo acadêmico proposto pela FLICA e, ao mesmo tempo, mostrar que Cachoeira reúne história, cultura e tradições que muitas vezes passam despercebidos pelos turistas”.

A Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, por sua vez, realizará o Festival de Economia Solidária. Além de promover ações e serviços voltados para diferentes públicos, o governo também participa da FLICA como patrocinador, através do Fazcultura, uma parceria entre as Secretarias Estaduais da Cultura (SECULT) e da Fazenda (SEFAZ).