Metropolitana

Da Redação Qui , 08/11/2018 às 12:22 | Atualizado em: 08/11/2018 às 12:22

Mutirão do Diabetes com atendimento gratuito será realizado em Itabuna



A 14ª edição da Campanha Anual de Combate ao Diabetes de Itabuna, organizada pela ONG Unidos pelo Diabetes (UPD), será realizada no município baiano neste sábado, das 8h às 15h, em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado a cada 14 de novembro. A ação proporcionará atendimento gratuito à população no Hospital de Olhos Beira Rio e na Praça Rio Cachoeira. Dentre os serviços serão oferecidos exames e distribuição de material educativo sobre a diabetes, uma doença silenciosa que afeta cerca de 13 milhões de pessoas somente no Brasil.

O Mutirão do Diabetes, como é conhecida a campanha, é realizada desde 2004 com o objetivo de trazer à população das comunidades carentes informações sobre o olho diabético. Desde então, 22 mil pacientes já foram atingidos pelas ações de conscientização e de estímulo à adesão do tratamento. A ação oferece atendimento especializado com exames de fundo de olho e de pé diabético e realiza avaliação para detecção da retinopatia e da cardiopatia isquêmica. Além disso, o evento conta com a Feira Multidisciplinar de Educação em Saúde, com estandes de caráter educativo e capacitação de agentes de saúde para lidar com a patologia.

Após a realização dos exames, os pacientes são direcionados e orientados para prosseguir com o tratamento gratuito e os dados coletados serão fornecidos ao Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Diabetes para o levantamento clínico-epidemiológico. A iniciativa conta com o apoio da Novartis, que lançou o Portal De Olho No Diabetes, com o objetivo de conscientizar sobre a importância dos cuidados com a visão dos pacientes diabéticos. O site reúne informações, notícias, serviços e atividades e destaca riscos e formas de prevenção das doenças oculares.