Metropolitana

Claudia Lessa Seg , 17/06/2019 às 16:11 | Atualizado em: 17/06/2019 às 19:31

Saúde sem Fronteiras atende às mulheres de Governador Mangabeira



A ação do Saúde sem Fronteiras rastreamento do Câncer de Mama teve início, nesta segunda-feira (17), em Governador Mangabeira. O programa da Secretaria da Saúde do Estado (SESAB) promove a realização da mamografia – exame que detecta precocemente casos de câncer de mama – em mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária mais propensa ao aparecimento da doença.

De acordo com a SESAB, os exames são realizados em uma unidade móvel, equipada com dois mamógrafos de última geração, com capacidade para realizar 140 mamografias por dia. No município, a unidade móvel, que está estacionada na Rua 14 de Março, na Secretaria Municipal de Saúde, atenderá o público-alvo até o dia 2 de julho. A expectativa é que 1.362 mulheres serão atendidas. Para isto, a paciente deverá levar um documento de identidade com foto, Cartão do SUS e comprovante de endereço.

O programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de atendimento, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Para as mulheres com diagnóstico positivo, os tratamentos cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico serão realizados em unidades de alta complexidade em Oncologia. Já as mulheres com mamografias inconclusivas têm acesso, por meio do Saúde sem Fronteiras, a exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando a integralidade do atendimento.