Metropolitana

Da Redação Qui , 07/11/2019 às 13:19 | Atualizado em: 07/11/2019 às 13:21

Mata de São João sedia evento nacional sobre Mata Atlântica



Mata de São João sedia a 27ª Reunião Anual do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CNRBMA) e o Seminário Nacional Turismo e Mata Atlântica, que começaram na quarta-feira (6) e prosseguem até sábado (9), no Hotel Iberostar Bahia e no Centro de Convenções da Praia do Forte, em Mata de São João. Representantes dos 17 estados brasileiros que estão inseridos na Mata Atlântica participam do encontro. Temas como conservação, políticas públicas e turismo da Mata Atlântica serão abordados durante os eventos, bem como haverá a entrega do Prêmio Muriqui 2019 e o lançamento do Roteiro da Biosfera da Costa dos Coqueiros.

A Bahia é o Estado que reúne o maior número de postos avançados da biosfera da Mata Atlântica no Brasil. São 15 em todo o território baiano, sendo dez postos no Litoral Norte e cinco na sede do município, que tem 21% de cobertura original de Mata Atlântica. No Brasil, são 15% de cobertura, segundo dados da Fundação SOS Mata Atlântica, de 2017. Um novo levantamento será divulgado em 2020.

“Estamos recebendo dois eventos grandiosos dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Litoral Norte. Para nós é o reconhecimento de um trabalho que é desenvolvido com muita dedicação por um grupo há mais de dez anos”, comemora a bióloga e secretária executiva do Sub-Comitê da Biosfera da Mata Atlântica do Litoral Norte, Adriana Castro.

A expectativa, ainda segundo a Adriana, é que o seminário traga para a região um sentimento de valorização e de preservação do bioma da Mata Atlântica e de todos os serviços ecossistêmicos que a vegetação presta, de uma forma mais ampla. “Que se destaque e valorize, também, a real possibilidade de existir um desenvolvimento econômico em áreas preservadas, porque é possível a gente ter áreas preservadas e desenvolvimento econômico”, pontua, destacando que os eventos oferecem a oportunidade de conhecer não apenas as experiências de preservação e turismo em áreas preservadas do Litoral Norte da Bahia, mas também de outros locais do Brasil.  

Turismo e Mata Atlântica - O Seminário “Turismo e Mata Atlântica” terá abertura no Centro de Convenções da Praia do Forte, na noite desta quinta-feira (7) e na sexta (8) as atividades prosseguem com palestras e mesas redondas, além do lançamento do Programa “Roteiro da Biosfera da Mata Atlântica”.