Metropolitana

Da Redação Sex , 08/11/2019 às 08:46 | Atualizado em: 08/11/2019 às 09:03

Prefeitura em Ação chega ao bairro do Capelão



O serviço de triagem para cirurgias de catarata e retina do projeto “Prefeitura em ação” chega à comunidade do Capelão, em Lauro de Freitas, nesta sexta-feira (8). Em stands montados ao lado da Escola Municipal Tenente Gustavo, pacientes maiores de 60 anos estão sendo avaliados e já sairão com data marcada para a cirurgia nos casos em que a doença for confirmada. Até sábado (9), das 8h às 154h, o programa estará no bairro realizando, também, serviços de atendimento social, consultas médicas e odontológicas, exames e vacinação humana e animal, além de mutirões de limpeza e de infraestrutura.

Na quarta-feira, equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) percorreram as ruas do Capelão e visitaram 90 imóveis. Além de realizarem borrifação, orientação à comunidade, erradicação de focos do mosquito da dengue e vacinação animal. Os agentes do CCZ identificaram cinco pontos estratégicos que serão monitorados. A vacinação antirrábica e controle de endemias seguirão, casa a casa, até esta sexta. No sábado (9), o CCZ atende no stand fixo no espaço montado pela Prefeitura.

 “O programa já realizou mais de 17 mil atendimentos e chegamos ao Capelão com a expectativa ser mais um sucesso. No sábado, que é o grande dia do programa, teremos mais novidades”, disse a coordenadora da Prefeitura em Ação, Inglid Leila.

Na quinta-feira (7), os moradores do Capelão usufruíram do atendimento jurídico gratuito oferecido pelo Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC), antigo Balcão de Justiça. O advogado e mediador do CEJUSC de Areia Branca, Amon Félix, falou sobre os serviços que estão sendo oferecidos. “Se a questão puder ser resolvida através de mediação, como falta do pagamento de pensão alimentícia ou datas não fixadas, solução de alguns conflitos da área civil, como briga entre vizinhos, e confissões de dívidas, a parte já sai daqui com a carta convite para a outra parte, com data para sessão de mediação já marcada”.

Além dos serviços do CEJUSC e das secretarias municipais de Saúde (SESA) e de Desenvolvimento Social e Cidadania (SENDESC), o bairro recebeu operações de tapa buracos, realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA), e agentes do Programa Municipal de Controle a Arboviroses, que visitaram imóveis com o objetivo de prevenir e combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) também realizou serviços de varrição, capinagem, reforço na iluminação e poda de árvores.