Da Redação Ter , 06/02/2018 às 17:34 | Atualizado em: 06/02/2018 às 17:38

Cinco novas policlínicas regionais serão construídas na Bahia



Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (6) o Aviso de Licitação para a construção de Policlínicas Regionais em mais cinco municípios baianos: Vitória da Conquista, Paulo Afonso, Juazeiro, Senhor do Bonfim e Jacobina. O Governo do Estado pretende chegar à meta de 17 policlínicas já construídas ou em construção, até o final do ano. Estão em funcionamento as unidades regionais de Teixeira de Freitas, Irecê, Jequié e Guanambi. O secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, afirma que, ainda neste semestre, serão inauguradas as de Santo Antônio de Jesus, Valença, Feira de Santana e Alagoinhas.

O gestor estadual da Saúde explica que cada policlínica representa um investimento médio de R$ 24 milhões - entre a construção e equipamentos -, que será assumido integralmente pelo Governo do Estado, enquanto a manutenção será compartilhada entre o Estado, que financiará 40% dos custos, e os municípios consorciados, que vão cobrir os 60% restantes, proporcionalmente à sua população, além de oferecerem deslocamento entre as cidades consorciadas e a cidade-sede da policlínica.

“Com a implantação das Policlínicas Regionais, governo e municípios se unem para atender melhor a população, indo além da atenção básica, reforçando o propósito de ampliar a oferta de serviços de média complexidade e descentralizar a assistência à Saúde na Bahia”, afirma Fábio Vilas-Boas, destacando a iniciativa da cooperação entre prefeituras e o Governo Estadual, tendo em vista que o modelo de consórcios agrega municípios e, pela primeira vez na Bahia, agrega também a participação do Governo do Estado, co-financiando parte dos custos.

As policlínicas regionais são resultado da formação de consórcios de saúde, planejada e executada de forma coletiva por cada região, visando a garantia da qualidade de atendimento e rapidez a um custo mais baixo para os municípios, ofertando serviços em até 18 especialidades, como Cardiologia, Angiologia e Endocrinologia, além de serviços de imagem como tomografia, ecocardiograma, ultrassonografia e endoscopia, dentre outros.