Da Redação Sex , 13/04/2018 às 15:38

Papel dos pais na educação dos filhos é fundamental para seu desenvolvimento escolar



Não basta matricular o filho na escola; tem que participar. Para as crianças, tão importante quanto a preparação educacional oferecida pelas instituições de ensino é o acompanhamento dos pais do seu desenvolvimento escolar. Mas essa não é a realidade de muitos brasileiros. A Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou dados preocupantes. A maioria dos pais ou responsáveis não acompanha ou supervisiona o desenvolvimento escolar dos filhos com idade entre 13 a 17 anos.

Segundo o levantamento, 27,33% dos pais não sabem que os filhos faltaram à escola nos últimos 30 dias. Já os outros 20,5% desconhecem o que os jovens fazem durante o tempo livre após a escola. Outro fator que preocupa bastante é que 51,34% dos responsáveis não verificam se as tarefas escolares foram feitas. E 32,9% dos pais não compreendem os problemas e as preocupações dos menores.

Os pais têm grande influência na educação dos filhos, desde a educação familiar até os primeiros passos na escola e o acompanhamento no aprendizado escolar. Segundo especialistas, o comportamento dos pais influencia muito no desenvolvimento da criança, seja na escola ou no ambiente social. Ou vice-versa, o comportamento dos filhos diz muito sobre a forma como os pais agem sobre determinado assunto.

O servidor público Sátiro Cerqueira tem consciência da importância do acompanhamento escolar de sua filha, Letícia, de 5 anos. “É determinante para todo o desenvolvimento da criança, tanto para rumo que ela vai ter na vida acadêmica como no pessoal”, afirma. Para ele, os pais têm um papel crucial na formação educacional dos filhos.

Além de acompanhar a filha nas atividades, Sátiro buscou oferecer um ensino de qualidade. Para isso, pesquisou alternativas de boas escolas que oferecessem bolsa de estudo. Com apoio do Educa Mais Brasil, a pequena Leticia foi matriculada na Escola Criação. O desconto foi de 50% na mensalidade escolar. Outros pais ou responsáveis que se interessem pelo benefício podem fazer como Sátiro; é só clicar aqui  e fazer a inscrição.