Claudia Lessa Sáb , 12/05/2018 às 15:15 | Atualizado em: 12/05/2018 às 15:15

Colégios estaduais realizam Dia D do ENEM 100%



A rede estadual de ensino realizou nesta sexta-feira (11), o Dia D ENEM 100%, uma das etapas de mobilização dos estudantes para que se inscrevam no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A ação, realizada na capital e nas cidades do interior, aconteceu nas escolas, que disponibilizaram técnicos e professores para auxiliar os alunos no processo de inscrição, via computador. As inscrições para o ENEM seguem abertas até o dia 18/5, através do site do INEP, com a gratuidade automática da taxa de inscrição para estudantes concluintes do Ensino Médio na rede pública.

O superintendente de Políticas para a Educação Básica do Estado, Ney Campelo, ao acompanhar o Dia D ENEM 100% em algumas unidades escolares, falou sobre a ação. “Estruturamos o projeto em etapas e uma delas é estimular os alunos a regularizarem os seus documentos (RG e CPF), porque sem eles não é possível fazer a inscrição do ENEM. Também incentivamos à participação no Redijaê para que ele desenvolva a sua redação em um ambiente virtual e que possa tê-la corrigida. Isto é importante, pois a redação é primordial para que tenha êxito nas outras disciplinas. Ainda dentro do ENEM 100%, estimulamos a realização pelas escolas dos aulões e videoaulas, dentro da fase preparatória que acontece até outubro. O ENEM 100% é, sobretudo, parte do nosso grande desafio, que é elevar os nossos indicadores educacionais”, enfatizou o gestor.

O projeto ENEM 100% engloba ações estratégicas voltadas para o fortalecimento das aprendizagens e funciona por etapas, que incluem a mobilização das unidades escolares; a inscrição e o registro dos inscritos; o fortalecimento das aprendizagens; e o Redijaê, que propõe que os estudantes escrevam e enviem suas redações para o ambiente virtual da Plataforma Anísio Teixeira e os textos são corrigidos por professores da rede estadual e por estudantes de universidades públicas e particulares e devolvidas para os alunos, com as observações necessárias para o aperfeiçoamento da escrita dissertativa. O ENEM 100% envolve, também, o apoio logístico (transporte e alimentação) para a realização das provas.