Da Redação Qui , 17/10/2019 às 14:49 | Atualizado em: 17/10/2019 às 14:55

Em Dia do Profissional da Propaganda, mercado de trabalho aponta crescimento



Hoje, 17 de outubro, o dia é dedicado ao Profissional da Propaganda. E, na contramão da crise do mercado de trabalho saturado, os publicitários que têm a criatividade como matéria-prima têm algo a comemorar. De acordo com estudo da Retrospectiva e Perspectivas, da Kantar IBOPE Media, houve aumento de 36% e mais de 54 mil marcas invadiram os espaços publicitários.

Os dados acima confirmam a pesquisa do Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) que aponta que o investimento em publicidade no Brasil chegou a R$ 16,54 bilhões em 2018. Os dados reúnem os principais anunciantes, veículos de comunicação e agências de propaganda do país.

Os profissionais de publicidade e propaganda têm um bom campo de atuação, podendo usar seu lado criativo na TV, rádio, revistas, internet, jornais ou até mesmo nas redes socais que vem crescendo significantemente no mercado, é o que sinaliza o publicitário Edgar Santos. “Com as redes sociais, existe uma nova forma de conversar com o público, o profissional de publicidade pode ser a ponte do cliente com a agência. As oportunidades são quase infinitas”.

Edgar, que já atua na área há 17 anos no mercado, destaca a importância do olhar atento dos novos publicitários. “Hoje, o estudante deve olhar cada vez mais cedo para o mercado e já pensar para onde vai direcionar seus esforços futuramente. Afinal, estar ciente da realidade do mercado, deixa o profissional mais preparado”, aconselha o publicitário.

Há quem esteja na área por uma paixão que só cresceu com o tempo. É o que aconteceu com a “publicitária nata” Cristiana Chaves, que é formada em marketing, mas trabalha desde sempre em publicidade e propaganda. “Costumo dizer que não sou mídia de formação, mas mídia de coração. Entrei no mercado e acabei me apaixonando”.

Cris, como é mais conhecida, garante que o campo de atuação para profissionais desta área é mesmo vasto. “Estou atuando há 18 anos. Comecei a trabalhar desde o 1º semestre de faculdade nesta área. O profissional pode atuar na área comercial, marketing, instituições. Afinal esta área é bem versátil”.

Ela ainda destaca que o maior desafio dos publicitários atualmente é se manter atualizado. “Vivemos em um contexto de mudanças diárias. A publicidade de hoje é bem diferente 10 anos atrás, principalmente com a chegada da era digital. É imprescindível estar atualizado, não só dentro da bolha da profissão, mas de forma geral mesmo”, aconselha.