Da Redação Ter , 21/01/2020 às 10:04 | Atualizado em: 21/01/2020 às 13:28

Município de Casa Nova fortalece setor da Agricultura Familiar



Por meio do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (CONSTESF) e em parceria com a prefeitura, o município de Casa Nova teve a sua primeira agroindústria a receber o certificado do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O certificado foi entregue pela equipe do CONSTESF e pelo prefeito Wilker Torres à Casa de Queijo de Coalho da Nia, no Sítio Terra Seca.

A queijaria é comandada por Regiane Reis, que comemorou o recebimento do selo em seus produtos. “Com esse selo, vamos poder alavancar as vendas, vendendo para supermercados e escolas. Antes, não podíamos porque não tínhamos autorização. Fizemos várias modificações na empresa para se adaptar às normas. O consórcio foi tudo, nos ajudando a entender como é feita uma boa produção. Agora, esperamos aumentar a renda da família”.

O veterinário do CONSTESF, responsável pela implantação do SIM, Whashington Nóbrega, destacou que a entrega do certificado é resultado de um trabalho em equipe. “Ficamos muito satisfeitos, pois logo que chegamos vimos o potencial da Casa de Queijo. Regiane recebeu as orientações para as adequações com muito entusiasmo. Nós fizemos cinco visitas para orientações e, junto com a equipe da prefeitura, nos empenhamos em melhorar a produção. Parabéns ao prefeito, que apoiou a implantação do SIM, e parabéns a Regiane, que entendeu a importância de valorizar seu produto e garantir segurança aos consumidores”.

O prefeito de Casa Nova falou da possibilidade de incluir produtos com o selo do SIM na merenda escolar. "Estar aqui é uma satisfação, pois sei o quão importante é desenvolver um trabalho que faz a diferença na população de produtores. Estamos incentivando a Agricultura Familiar com esse projeto e nossa meta é ampliar junto a associações de produtores rurais, inclusive com a intenção de incorporar esses produtos na merenda escolar", disse Wilker Torres.

Sobre o SIM - O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) foi implantado no município através do CONSTESF, por meio de convênio com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). O SIM controla a qualidade dos produtos de origem animal e emite certificado de qualidade a empresas e empreendedores que se adequaram às exigências sanitárias vigentes em legislação específica e que também possuem qualidade e higiene em seus processos de produção.