Da Redação Qui , 13/02/2020 às 13:00 | Atualizado em: 13/02/2020 às 13:08

Inscrições para o FIES são prorrogadas até sexta (14)



O prazo para realizar inscrições no Programa de Financiamento Estudantil (FIES), que terminaria nesta quinta-feira (13), foi prorrogado até às 23h50 desta sexta (14), segundo informou o Ministério da Educação (MEC). Com isso, os estudantes interessados em ingressar no Ensino Superior, através de financiamento, ainda podem realizar as inscrições.

De acordo com o MEC, neste semestre estão sendo ofertadas 70 mil vagas em instituições privadas em todo Brasil. Entretanto, é importante ficar atento porque os demais prazos do cronograma do FIES não foram alterados. A divulgação dos resultados, até o momento, está mantida para o dia 26 de fevereiro.

A complementação dos inscritos pré-selecionados ocorrerá de 27 de fevereiro às 23h59 de 2 de março. Já a convocação da lista de espera será de 28 de fevereiro às 23h59 do dia 31 de março. Os estudantes interessados podem acessar o site do FIES.

Você já entendeu o que é FIES? Saiba como funciona:

O Fundo de Financiamento Estudantil é uma ação de iniciativa federal, através do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, com a finalidade de conceder aporte a estudantes em cursos superiores de instituições particulares, credenciadas pelo MEC e optantes por participarem do programa.

O novo FIES, reformulado recentemente, é um modelo que divide o programa em diferentes modalidades. O novo sistema possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato contemplado.

Bolsa de estudo sem financiamento: conheça as vantagens

Outra alternativa de estudar, em qualquer modalidade de ensino, é através das bolsas de estudo do Educa Mais Brasil. Os descontos são de até 70% ofertados e mantidos durante o período de estudos. Ao final do curso não é preciso pagar mais nada.

Além disso, é possível fazer a inscrição no programa a qualquer momento e sem a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Basta acessar o site e conferir os cursos e as faculdades disponíveis na sua região.

Fonte: Juliete Neves - Agência Educa Mais Brasil