Sul Baiano

Claudia Lessa Qui , 10/05/2018 às 09:42 | Atualizado em: 10/05/2018 às 10:06

Festival Gastronômico de Itacaré promete movimentar o destino turístico



A diversidade da culinária local traduzida em pratos, petiscos, lanches, sobremesas e drinks poderá ser apreciada por baianos e turistas no 5º Festival Gastronômico Sabores de Itacaré. O evento, que nesta edição terá como curadora a culinarista e apresentadora de TV, Elíbia Portela, acontece entre 12 e 15 de julho, no badalado balneário baiano formado por 13 praias, localizado a 249 km de Salvador. Além de oferecer a riqueza gastronômica dos restaurantes, o festival vai movimentar o destino turístico com outros atrativos, como shows musicais; feiras de gastronomia e de produtos da Agricultura Familiar; e cozinha show.

Este ano, o tema é “Gastronomia de raiz”. Não por acaso, cada estabelecimento utilizará os produtos da Agricultura Familiar para a composição dos pratos, com o objetivo de valorizar os saberes e fazeres dos chefs de cozinha e cozinheiros de Itacaré. A Feira Gastronômica, que será composta pelos pratos inscritos especialmente para o festival, e a Feira Agricultura Familiar se destacam na programação pela proposta de criar e fortalecer a promoção, divulgação e comercialização da produção dos agricultores familiares da região. Outra atração é a cozinha show, um espaço preparado para a interação entre profissionais da Gastronomia local e visitantes. Trata-se de uma cozinha especialmente montada para receber chefs que mostrarão suas habilidades e ensinarão alguns de seus truques.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, fala sobre a quinta edição do festival: “O Festival Gastronômico Sabores de Itacaré se consolida como um dos mais importantes eventos de gastronomia da Bahia e Itacaré mostra para o Brasil que vai muito além do surf e do sol e praia. A cidade tem um roteiro gastronômico imperdível e vem fortalecendo seu calendário com ações de muita qualidade e identidade cultural”. A cultura e a música, completa o gestor municipal, terão espaço garantido, com uma programação especial que inclui apresentação de artistas e de manifestações culturais quilombolas, como o Bicho Caçador, Volta da Jiboia, Capoeira, Samba de Roda e Samba Reggae Dedo de Moça. Além de Estrutura de palco para apresentações de artistas e músicos locais que dividiram o palco com artistas da Bahia.