Sul Baiano

Claudia Lessa Qua , 22/05/2019 às 09:48 | Atualizado em: 22/05/2019 às 09:49

Semana do MEI em Itabuna auxilia microempreendedor a emitir declaração anual



O microempreendedor individual tem até o dia 31 de maio para emitir a declaração anual. Para auxilá-lo, o Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) da Unime, em Itabuna, realizará, até esta sexta-feira (24), a Semana do MEI. A ação, realizada por estudantes de Ciências Contábeis da instituição, oferece serviços gratuitos, como declaração, emissão de guias e consultorias sobre gestão de microempresa. Os interessados devem agendar atendimento através dos e-mails:nafunimeita@gmail.com ou consultejunioritb@gmail.com.

Além de auxílio na hora de entregar a Declaração Anual do Simples Nacional para o MEI (DASN - SIMEI), mais conhecida como Declaração Anual de Faturamento, o microempresário poderá realizar a formalização ao MEI, atualizar boletos, gerar guias de pagamento e ter acesso a consultorias voltadas para gestão de microempresa, por meio de parceria com a Consulte Júnior Unime – composta por estudantes do curso de Administração, supervisionados por professores da instituição.

Todo profissional que está inscrito no MEI é obrigado a preencher a DASN-SIMEI. Na declaração, o microempreendedor deverá informar o faturamento anual: receita bruta total e ocorrência de contratação de funcionário do período declarado. Quem não cumprir a obrigação está sujeito a multas no valor mínimo de R$ 50 ou 2 por cento ao mês-calendário ou fração, calculada sobre o montante dos tributos, além de perda dos benefícios do INSS e ter a empresa cancelada.