Sul Baiano

Da Redação Ter , 16/07/2019 às 19:18 | Atualizado em: 16/07/2019 às 19:19

Comunidades do Baixo Sul beneficiadas em programa social são destaque em publicação



As mais de 260 comunidades de 19 municípios da região do Baixo Sul da Bahia beneficiadas pelo programa social no ano passado da Fundação Odebrecht são o destaque do Relatório Anual 2018 da instituição. Em versão digital e trilíngue, a publicação apresenta o trabalho desenvolvido a partir do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), executado desde 2003, na localidade baiana.

O superintendente da Fundação Odebrecht, Fabio Wanderley, afirma que apenas no último ano mais de R$ 16 milhões foram investidos no PDCIS por parceiros e investidores sociais, como Braskem e Mitsubishi Corporation. Isso permitiu, segundo o gestor, a realização de ações que reforçaram a transformação positiva na vida de jovens e famílias de pequenos produtores rurais no Baixo Sul.

Ainda de acordo com Fábio Wanderley, a publicação mostra “a atuação ética, íntegra e transparente” da instituição e evidencia o comprometimento com os beneficiários. “Desejamos estabelecer relações horizontais, estimular o diálogo com diferentes atores e criar sinergias entre pessoas e organizações para práticas cada vez mais sustentáveis”, enaltece.

Atualmente, cinco instituições executam o PDCIS: a Organização de Conservação da Terra (OCT); a Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (COOPATAN); e três escolas rurais de Ensinos Médio e Técnico: Casa Familiar Agroflorestal (CFAF), Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I) e Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN).

O Relatório Anual 2018 da Fundação Odebrecht destaca, ainda, a Avaliação de Impactos do PDCIS, trabalho que, segundo os seus organizadores, “permitiu comprovar, com rigor científico, que o programa social da instituição gera transformações econômicas, sociais e ambientais significativas para seus beneficiários e traz a prestação de contas da última campanha do Tributo ao Futuro, iniciativa que estimula a cultura da doação”. Premiações e reconhecimentos também estão presentes na publicação, a exemplo da conquista do Prêmio ODS Brasil pela CFAF. O Relatório Anual 2018 da Fundação Odebrecht pode ser acessado no endereço https://www.fundacaoodebrecht.org.br/RelatorioAnual2018.