Sul Baiano

Da Redação Seg , 19/08/2019 às 10:43 | Atualizado em: 19/08/2019 às 10:55

Trancoso inspira projeto que mistura artesanato e tecnologia



Famoso balneário do Sul da Bahia, Trancoso serviu de inspiração para a estreia de Mila Liberato na mostra Casas Conceito, em cartaz até o dia 29 de setembro, na Bahia Marina, em Salvador. A arquiteta apresenta o trabalho “No refúgio Trancoso”, uma suíte de casal equipada com sala de banho e closet integrado, em uma homenagem à cantora Elba Ramalho, que tem casa de veraneio no badalado distrito localizado em Porto Seguro. Com 60 m², o espaço pretende surpreender os visitantes da exposição pelo conforto e por alinhar a tecnologia às matérias e técnicas artesanais.

Mila Liberato criou, no seu refúgio, uma ampla suíte de casal equipada com sala de banho e closet integrado, visando atender com conforto os frequentadores de um sofisticado resort, como também a um exigente cliente particular. O uso de artefatos e técnicas manuais conceituam o ambiente: desde o revestimento de paredes ao macramês e objetos, passando pela cabeceira da cama e pelas almofadas. “A inspiração em Elba Ramalho vem da sua personificação na cultura regionalista do Nordeste. Uma mulher independente, de personalidade e que valoriza seu berço e o difunde mundo fora”, explica a arquiteta.

Assim como a cantora paraibana, a arquiteta destaca que projetou o refúgio Trancoso para pessoas de natureza romântica, que admiram a simplicidade das coisas, mas não abrem mão de conforto e sofisticação. “É para quem se preocupa com o meio ambiente e estima a cultura de cada local. Uma pessoa que tem conhecimento pela alta cultura, mas também valoriza um simples trançado de rede ou palha”, acrescenta.

Praia do Espelho

Uma das referências a Trancoso está nos quadros com imagens de sua igreja e da Praia do Espelho. Entre as peças garimpadas para a decoração, destaque para o bowl com quatro carrancas, assinadas por Ana das Carrancas, dispostas em cima da mesa do café da manhã; dois Leões alados franceses ladeando a cama; e, na cabeceira, o livro original Tieta do Agreste, de Jorge Amado.

“Posso afirmar que as texturas foram as principais referências na concepção deste projeto. No macramê que envolve o box, resultados de uma pesquisa criteriosa para conseguir uma textura singular, e na textura feita com uso da técnica com bambu, executada pela Arquitectura Mixta. Trata-se de uma empresa baseada no conceito da bioarquitetura, comprometida com o meio ambiente e na aplicação de técnicas tradicionais na construção, aproveitando ao máximo sua versatilidade inovando com suas formas”, afirma Mila.

O ponto de partida do projeto se dá pela área de banho, considerado o momento de relaxamento do cotidiano. “A ideia foi protagonizar a caixa de banho na posição central do projeto, distribuindo ao seu redor o sanitário, lavatórios e o closet, que é completamente integrado. A atmosfera bucólica vem do jardim de inverno, incorporado neste espaço com plantas que remetem a vegetação tropical nativa. O dormitório foi projetado em outro recinto para manter a privacidade”, detalha a arquiteta, prima da atriz Ingrid Liberato e sobrinha do artista plástico Chico Liberato, que cedeu o quadro “Para aonde você vai eu também vou” para decorar o ambiente.