Miriam Hermes e redação | Foto: Shirley Stolze | Ag. A Tarde
Invento de Anna Luisa, chamado de aqualuz, é o campeão mundial do planeta em premiação de jovens cientistas | Foto: Shirley Stolze | Ag. A TARDE
A jovem baiana primeira colocada no prêmio Jovens Campeões da Terra, Anna Luisa Beserra, 22 anos, vai levar seu invento, um purificador de água com utilização de luz solar, para a Feira de Inovação e Tecnologia Agropecuária entre 8 e 10 de novembro, próximo final de semana.
O encontro, chamado de e-agro, será realizado no Parque de Exposições de Vitória da Conquista, maior cidade do Sudoeste baiano. O invento de Anna Luisa, chamado de aqualuz, é o campeão mundial do planeta em premiação de jovens cientistas, oferecida pelas Nações Unidas.
O aqualuz utiliza uma tecnologia capaz de purificar água não-potável, sem necessidade de utilização de produtos químicos ou filtros descartáveis, pois só depende mesmo da luz solar.
Baiana de Salvador, Anna começou a desenvolver o projeto aos 15 anos, em 2013, após ganhar uma bolsa para jovens cientistas oferecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do governo federal.
Durabilidade - O dispositivo dura 20 anos em média, e só precisa ser limpo com água e sabão, com potencial para beneficiar milhões de moradores do Semi-árido, onde a construção de cisternas não garante a qualidade do líquido extraído do subsolo.
A e-Agro Bahia - Feira de Inovação e Tecnologia Agropecuária terá entrada gratuita e as inscrições já podem ser aceitas pela Loja Virtual do Sebrae, pelo endereço bit.ly/e-agro.
Na programação, estão previstos fóruns, palestras, workshops, mesas redondas e reuniões com representantes de entidades do setor. Além disso, o evento apresentará os projetos do Hackathon - Cadeia Produtiva Pecuária de Corte.
"
“Li que este STF iria debater a censura no cinema. Errado. Censura não se debate, censura se combate, porque censura é manifestação da ausência de liberdades, e a democracia não a tolera”
Carmen Lúcia, ministra do STF, durante audiência com artistas para tratar dos ataques ao cinema nacional
Contra o câncer de mama
Mais de 200 mulheres colaboradoras do setor do vestuário da Bahia, com idades variando entre 45 e 69 anos, foram beneficiadas pelo exame gratuito realizado dentro da programação do 'Outubro Rosa', sinalizado com esta cor para chamar a atenção da necessidade do exame. O trabalho de conscientização e realização dos exames foi uma parceria dos sindicatos da indústria de vestuário de Salvador e Feira de Santana, a 108 quilômetros da capital baiana. Em cada cidade foram atendidas cerca de 100 trabalhadoras.
O Serviço Social da Indústria (Sesi-Bahia) garantiu a realização dos exames preventivos e de diagnóstico precoce, fundamental para o êxito do tratamento desta modalidade de câncer, quando é identificado.
2ª Jornada de Saúde Mental
Salvador recebe no Fiesta Bahia Hotel, entre os dias 8 e 9 deste mês a segunda edição da Jornada de Saúde Mental, ainda com inscrições abertas. Voltado para profissionais e estudantes da área de saúde, o evento objetiva destacar o papel de práticas como Psiquiatria, Psicologia, Psicanálise, Psicopedagogia, Terapia Ocupacional, dentre outros, no tratamento dos transtornos mentais. Na edição deste ano o tema será “Mal-estar do nosso tempo”, com debates sobre adicções, sexualidade, depressão, saúde mental na terceira idade etc. A programação completa e as inscrições podem ser acessadas no site https://jornada.holiste.com.br.
POUCAS & BOAS
Termina hoje o prazo para inscrições no Prêmio Abapa de Jornalismo, lançado pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e voltado para jornalistas profissionais e estudantes de Comunicação Social da Bahia na categoria Jovem Talento. As reportagens devem versar sobre o tema: “Agronegócio com foco na Cotonicultura”.
Em reunião realizada na manhã de ontem no auditório da Câmara de Vereadores de Barreiras, foram debatidas as demandas dos proprietários de veículos que fazem transportes complementares nas cidades e povoados da região do Rio Grande. O encontro foi provocado pela deputada estadual Jusmari Oliveira, membro titular da Comissão especial de regulamentação dos Transportes Complementares da Assembleia Legislativa da Bahia, com a participação de representantes dos municípios e de órgãos e instituições ligadas à segurança pública.